M.ª João Vieira Pinto
Está à venda em todas as insígnias de distribuição em Portugal, restaurantes, pequenas lojas, além de que chega a seis mercados externos. A caminhar para os seus 40 anos, o Pão de Rio Maior sabe bem qual é a receita: continuar a fazer igual. Pelo menos, é o que garante Deborah Barbosa é CEO da C&F – Pão de Rio Maior, em conversa com a Marketeer no podcast Marcas com Marca.
A facturar perto de 20 milhões de euros, a vontade é continuar a crescer para além dos 300 mil pães por dia, feitos com 40 toneladas de farinha, maioritariamente de trigo, e trabalhados em 29 fornos. Actualmente, segundo a CEO, está a ser ampliada a capacidade de produção para “chegar às 100 toneladas de pão por dia!”
Deborah Barbosa faz questão de destacar que «a receita é inalterada há 35 anos» e que a vontade é que, «apesar de ter uma grande escala, a ideia é manter um produto artesanal.». No entanto, por ali há uma forte componente de inovação, que se tem traduzido em novas receitas e formatos e que tem permitido que o consumidor tenha uma oferta alargada e que a marca cresça para além do core. «Temos que nos adaptar ao que o consumidor procura», defende a responsável.
De recordar é que a história desta marca começa em 1990 quando Joaquim Costa iniciou – com a esposa Rita – o fabrico de uma exclusiva receita de um pão caseiro cozido a lenha em fornos de alvenaria para fornecer duas churrasqueiras, também negócios seus, na localidade de Rio Maior. O resto da história contada no podcast Marcas com Marca, em marketeer.sapo.pt, Youtube e Spotify.













