Mango reforça presença no online e nomeia nova directora executiva de e-commerce

Marlies Hersbach é a nova diretora executiva de e-commerce da Mango. Mas há mais. A acrescentar, a empresa anuncia o reforço do crescimento do seu negócio online com a entrada em 12 novos mercados, principalmente em África. Assim, a Mango passa a operar no digital em Angola, Belize, Brunei, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Honduras, Laos, Mongólia, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Togo.

Marlies Hersbach, com uma relevante experiência no sector, será responsável pelo desenvolvimento, liderança e execução da estratégia de negócio online da empresa, reportando directamente a Elena Carasso, directora de online e de cliente da empresa e membro do Comité de Direcção da marca.

A empresária é licenciada em Língua e Cultura Francesa pela Universidade de Utrecht e ingressou, pela primeira vez, na empresa catalã em 2022 como directora de retalho internacional, cargo que passará a ser ocupado agora por Yann Bayon.

Anteriormente, Hersbach ocupou cargos de responsabilidade na área de e-commerce de empresas como Kiabi e Pimkie. Neste novo cargo, Marlies irá desenvolver, liderar e executar a estratégia do negócio online da Mango.

Actualmente, a empresa tem em curso um plano de reorganização da sua liderança como parte do seu ambicioso objectivo de desenvolvimento, destinado a fortalecer a sua proposta de valor diferencial através do desenvolvimento de tecnologias, gestão de dados e excelência operacional. Em Julho de 2024, a Mango anunciou a nomeação de Doris Casares como nova directora de comunicação externa, relações institucionais e relações-públicas.

Fundada em 1984 por Isak Andic, a empresa catalã criou o seu site em 1996 e, mais tarde, em 2000, lançou o e-commerce, tornando-se uma das pioneiras do comércio online na Europa. Actualmente, a Mango tem presença internacional em mais de 120 mercados em todo o mundo.

Elena Carasso, a directora de online e de cliente da empresa, explica: «A entrada da Mango em 12 novos países permite à empresa reforçar a sua vocação internacional e levar a nossa proposta de valor e paixão pela moda a novos mercados. Desde o início pioneiro do nosso canal online, o nosso propósito sempre foi chegar ao mundo inteiro com o objectivo de estar mais perto dos nossos clientes. Hoje, quase 25 anos após o seu lançamento, estamos presentes em mais de 120 mercados em todo o mundo, com um canal de vendas online disponível em 25 línguas.»

No primeiro semestre, a empresa registou uma facturação de 1543 milhões de euros, o que representa um aumento de 6,3% face ao mesmo período do ano anterior. No ano fiscal de 2023, o seu negócio online ultrapassou o volume de negócios de mil milhões de euros, representando 33% das vendas do grupo.

O objectivo futuro da Mango é fechar o ano de 2026 com um volume de negócios recorde de 4 mil milhões de euros e mais 500 lojas.

Artigos relacionados