Mais de 40 mil a concurso nos Cannes Lions

Na véspera de mais uma edição do festival de criatividade Cannes Lions, a organização anuncia o número de trabalhos que irão estar a concurso. Depois de analisadas e validadas as candidaturas, 41.170 trabalhos irão concorrer à conquista de Leões em 24 categorias, entre os próximos dias 17 e 24.

A organização destaca o crescimento no número de inscrições em categorias como “Saúde” e “Eficácia Criativa”, que aumentaram 9% e 59%, respectivamente, em relação à edição do ano passado. Já na categoria “Glass: The Lion for Change”, que visa premiar os trabalhos que incentivam uma mudança cultural, as inscrições subiram 31%.

Por outro lado, categorias tradicionais como “Exterior” e “Imprensa” sofreram “um declínio no número de entradas, reflectindo a mudança no paradigma da comunicação”, explica a organização em comunicado.

Depois de terem sido criadas em 2016, as categorias “Digital Craft” e “Entertainment Lion for Music” apresentam “baixos números de entrada” neste segundo ano de existência, o que a organização encara como um comportamento normal “dos novos Leões antes de entrarem num período de crescimento sustentável.”

«Continuamos em 2017 a ver as tendências-chave dos anos anteriores, com um forte crescimento em categorias que têm merecido o foco da indústria nos últimos 12 meses. Os Leões individuais podem ter altos e baixos, mas ao longo do tempo aprendemos que é melhor termos uma visão a longo-prazo, pois as tendências mais alargadas não mudaram verdadeiramente. Os Leões de Rádio são um bom exemplo disso – uma quebra de 11% no ano passado motivou comentários sobre o declínio do sector, mas este ano assistimos a um aumento de 5%», afirma Simon Cook, director de Prémios dos Cannes Lions.

Artigos relacionados