Mais de 3 mil pessoas ajudam a recolher 380 quilos de lixo das praias portuguesas
A campanha “Reciclar é a Nossa Praia” chegou ao fim e o balanço é positivo: mais de 3.200 pessoas foram impactadas por esta acção promovida pela Novo Verde com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, resultando em mais de 380 quilos de resíduos recolhidos. Foi também apanhado o equivalente a mais de 30 litros de beatas de cigarros.
A acção decorreu ao longo de 30 dias, em 30 praias de diferentes municípios, num total de mais de 940 quilómetros de costa portuguesa percorridos. Com o objectivo de sensibilizar para a importância de preservar os mares e os oceanos, a iniciativa ficou marcada também pela realização de sessões de educação ambiental e literacia, a que se juntaram os momentos de limpeza do areal em parceria com a Sailors for the Sea Portugal.
Segundo a Novo Verde, participaram activamente escolas, escuteiros/escoteiros, diversas entidades e associações, assim como comunidades locais. Também estiveram envolvidas personalidades ligadas ao mundo do surf, como Nic Von Rupp, Tiago “Saca” Pires ou Vasco Ribeiro.
Além disso, na Meia Praia, uma equipa de mergulhadores do Centro WeDive Lagos marcou presença numa recolha de resíduos debaixo de água que resultou em 20 quilos de lixo retirado do mar.
«Cumprimos os objectivos principais da acção que passam, não só pela recolha de resíduos no areal, mas também pela sensibilização de toda a população, reforçando assim a importância para a educação ambiental», sublinha Ricardo Neto, presidente ad Novo Verde.
De acordo com o mesmo responsável, os números referentes à iniciativa são positivos e todos aqueles que se juntaram irão recordar e pôr em prática os comportamentos ambientais que lhes foram ensinados.
Agora, terminada a acção, todo o material produzido para a comunicação será reciclado ou transformado para ganhar nova vida: as lonas vão ser reutilizadas para delimitar as hortas dos cultivadores do projecto “Crescer em Casa”, que tem como missão reduzir o isolamento social e aumentar a autonomia dos residentes idosos e promover a participação cívica e a consciência ambiental.