Mais de 20 personalidades assinam manifesto “Marcas por Portugal”
Há um novo movimento que visa valorizar Portugal. Chama-se Marcas Por Portugal e conta com nomes como Catarina Furtado, Guta Moura Guedes, Paulo Pereira, António Rios Amorim, Rita Nabeiro ou Tim Vieira como signatários, num total de mais de 20 personalidades que se juntam para promover a elevação da marca Portugal.
“Sermos bons e baratos não nos qualifica em nada para o futuro. Temos de promover uma transição de uma economia de venda de mão-de-obra barata, para uma economia de marcas de valor acrescentado”, afirma Carlos Coelho, presidente da agência Ivity e um dos responsáveis pelo movimento. Na sua página de Facebook, o profissional a apela a todos os que concordam com esta visão para que se inscrevam no movimento.
No manifesto criado para explicar o que é isto de “Marcas por Portugal”, os signatários indicam que é necessário construir um futuro sustentável em termos sociais, económicos e ambientais, que garanta um valor superior à marca do País. Para que “valha mais para todos, sem deixar ninguém para trás”.
Segundo o manifesto, o progresso é evidente mas a marca de Portugal ainda não traduz o seu real valor, quando comparada com outras geografias de dimensão semelhantes como a Suíça, Holanda, Suécia ou Áustria. Para que o cenário mude, o movimento propõe fortalecer a marca através de três eixos: aumentar o valor percebido dos produtos e serviços exportados, atrair cidadãos para virem estudar, trabalhar, viver e investir em Portugal e, por último, promover a transição de uma economia de produção para uma economia de marcas de valor acrescentado.
“Na sequência deste manifesto iremos convidar entidades públicas e privadas para apoiarem e participarem na organização desta iniciativa inovadora. Procuraremos mobilizar uma faixa eclética da sociedade portuguesa: empresários, gestores, decisores, académicos e especialistas, que em Portugal e na diáspora possam dar o seu contributo para esse objectivo que é de todos”, lê-se ainda no documento.