Maioria dos portugueses está disposta a comprar em segunda mão para ajudar o planeta

Um novo estudo do Oney Bank dedicado à economia circular revela que 94% dos portugueses (e 86% dos europeus) afirma estar pronto para mudar o seu consumo diário com o objectivo de proteger o ambiente.

Neste sentido, 78% dos portugueses refere ter optado por comprar produtos em segunda mão em vez de novos nos últimos 12 meses, principalmente nos segmentos do mobiliário e decoração (32%), cultura e lazer (31%), bricolage e jardinagem (30%), roupa e calçado (30%) e electrodomésticos (30%).

A segunda edição do Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra demonstra que, em média, durante um ano, os europeus gastam 301 euros em produtos em segunda mão e 297 euros em produtos recondicionados. Os portugueses são os que mais admitem gastar, com uma média de gastos de 360 euros e 322 euros, respectivamente.

De acordo com as conclusões, nos últimos 12 meses, dois critérios de compra tornaram-se cada vez mais importantes para os europeus enquanto factores determinantes no seu consumo: o combate ao desperdício (56% a nível europeu e 57% em Portugal) e a sustentabilidade do produto (47% dos europeus e 45% dos portugueses). Entre os critérios de responsabilidade, a redução da pegada de carbono dos produtos comprados é assinalada como a menos importante para os consumidores europeus.

Esta mudança de comportamento traduz-se então num aumento das vendas em sites online e lojas de segunda mão, um mercado que cresceu significativamente no último ano, com um aumento de 50%. Nos últimos 12 meses, os produtos em segunda mão têm sido maioritariamente adquiridos em sites que permitem a compra e venda entre indivíduos (47%) e em plataformas de compras na internet/plataformas-lojas online (45%).

O estudo conclui ainda que 76% dos europeus e 78% dos portugueses compraria mais produtos em segunda mão ou recondicionados se pudesse pagá-los e forma fraccionada.

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