Maio de 2018
Tema de Capa
O fim do plástico
Os europeus geram, anualmente, 25 milhões de toneladas de resíduos de plástico, das quais menos de 30% são recolhidas para reciclagem. São também eles, os plásticos, que constituem 85% do lixo encontrado nas praias de todo o mundo. Os números têm vindo a aumentar e – perante a indignação de milhões de consumidores – a Comissão Europeia decidiu: até 2030, o plástico descartável terá que acabar.
Cadeias de distribuição como o Continente, Lidl e Pingo Doce têm em marcha planos para ver resultados no ambiente ainda antes de 2030. Empresas de FMCG, como a Nestlé e Unilever, já anunciaram querer tornar as suas embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis.
Mas se o retalho tem vindo a ajustar-se, com maior ou menor rapidez, à alteração legislativa, do lado das empresas fabricantes de sacos e embalagens de plástico, como a Plasgal e Gepack, a palavra de ordem é reestruturar.
Fique a saber como estes intervenientes estão a agir perante os novos desafios em torno de um produto que tem de acabar, mas que é fulcral nos seus negócios.
Editorial
O que é que o tempo diz de nós | M.ª João Vieira Pinto
Pessoas
Quebra de barreiras no Grupo Havas, entrevista a Miguel Barros, presidente da Havas Creative Portugal
Como gere o dia… Martim Botton
Casos
O fenómeno da entrega e da procura
Mapswonders no clube da Rolls-Royce
Healsi: uma água regeneradora
Bioderma e Esthederm querem inverter o ciclo na dermocosmética
Sons em Trânsito: De Aveiro para o Mundo
Juliana Herc: moda brasileira de sotaque português
Kutsaka é felicidade que se usa ao pescoço
Estratégias
Marktest Investimentos nada faz sem qualidade
Vinhos rendem-se às cervejas artesanais
Estudos
O estado dos media
Comunicação
Definir métricas em função dos objectivos
Piaget é muito mais que relógicos
Louvre Properties: e o seu prédio, já tem nome?
A campanha da minha vida
Lifestyle
Shopping + Casa da Esteira + Volvo XC60
Cadernos Especiais
Rock in Rio + Turismo + Desportos de Raquetes + Seguros + Farmacêuticas