LxBio Pharmaceuticals investe 60 milhões em fábrica de medicamentos biológicos
Vai nascer uma fábrica de medicamentos biológicos no concelho de Oeiras. A LxBio Pharmaceuticals, joint-venture que une a Technophage à IBV – Innovation Bio Ventures, anuncia um investimento de 60 milhões na construção de uma fábrica dedicada a este tipo de fármacos. Será o primeiro investimento da empresa em Portugal.
Em comunicado, a recém-criada farmacêutica adianta que irá desenvolver um portefólio de medicamentos biológicos nas fases mais avançadas de ensaios clínicos (fases II e III) e que será responsável pela produção e comercialização destes produtos a nível global. Entre os fármacos abrangidos, destaca-se o TP 102, destinado ao tratamento das infecções do pé diabético.
«A nossa ambição para a LxBio é que esta se transforme numa das empresas farmacêuticas mais inovadoras e de maior sucesso, com medicamentos biológicos inovadores que efectivamente transformem e melhorem a vida das pessoas, medicamentos resultante de I&D portuguesa», sublinha Miguel Garcia, CEO da LxBio Pharmaceuticals.
De acordo com o mesmo responsável, a farmacêutica ambiciona também proporcionar um «forte incremento das exportações de medicamentos, já que toda a produção industrial será feita em Portugal».