Luís Onofre vai continuar ao leme da Confederação Europeia de Calçado
Luís Onofre vai permanecer à frente da Confederação Europeia de Calçado (CEC) por mais dois anos. O também presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) foi reeleito presidente deste organismo responsável por representar toda a indústria europeia, num total de 21 mil empresas e 278 mil postos de trabalho.
Em comunicado, a APICCAPS indica que Luís Onofre foi reeleito por unanimidade, durante a última Assembleia-Geral da CEC.
«Estes dois anos foram os mais difíceis para o nosso sector, mas temos de aprofundar a procura de oportunidades para que o calçado europeu reforce o seu estatuto no mercado internacional. Manter o comércio livre e justo é a nossa prioridade, nomeadamente um sistema que se baseie num comércio livre, justo e equilibrado», comenta Luís Onofre, apontando as bases do seu novo mandato.
Segundo o presidente da CEC, o impacto da Covid-19 «desencadeou uma actualização muito necessária da Estratégia Industrial Europeia». O objectivo é facilitar a transição dos sectores industriais europeus para uma economia mais verde e digital, assegurando, em simultâneo, a força das empresas para que possam garantir a sua autonomia.
Outra das prioridades do novo mandato de Luís Onofre é «atrair uma nova geração de talentos», já que, em 2019, 70% das empresas da UE não conseguia encontrar trabalhadores jovens e qualificados. Este desafio dificulta os investimentos e a expansão das empresas do sector.