Luís Montenegro lidera exposição mediática em Novembro de 2024. André Ventura e Marcelo Rebelo de Sousa completam o pódio

Em novembro de 2024, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, manteve a liderança do top de exposição mediática. O executivo foi protagonista de 147 notícias de 7 horas e 5 minutos de duração. Esta análise, realizada pelo serviço Telenews, da MediaMonitor (Grupo Marktest), exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período e que na contabilização do tempo se considera o tempo total de duração da notícia.

Por outro lado, André Ventura, presidente do Chega, registou a segunda posição, protagonizando 122 notícias de 5 horas e 35 minutos de duração, seguido do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com 130 notícias de 5 horas e 11 minutos de duração.

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, foi quarto, com 100 notícias de 4 horas e 23 minutos de duração. Ana Paula Martins, ministra da Saúde, ocupou a 5ª posição, intervindo na primeira pessoa em 85 notícias com 3 horas e 40 minutos de duração.

Mariana Mortágua (coordenadora do Bloco de Esquerda), Rui Rocha (presidente da Iniciativa Liberal), Hugo Soares (Secretário-geral do PSD), Rúben Amorim, (ex treinador do Sporting Clube de Portugal), e Inês Sousa Real (líder do PAN), completam a lista dos 10 nomes que protagonizaram notícias de maior duração total durante o mês de novembro de 2024.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise durante o mês de novembro de 2024. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e TVI Jornal (TVI).

Para que uma individualidade seja considerada protagonista de uma notícia, a sua intervenção na mesma deve ser direta e uma notícia pode ter mais do que um protagonista associado. As intervenções de comentadores televisivos com espaços fixos não são consideradas nesta análise.