Luís Araújo deixa presidência do Turismo de Portugal. Carlos Abade assume liderança

Luís Araújo deixa a presidência do Turismo de Portugal, por vontade própria e por razões pessoais, avança o ECO. O profissional é substituído por Carlos Abade, até agora vogal do Conselho Directivo da organização, que inicia funções a 20 de Junho, de acordo com comunicado do Ministério da Economia e do Mar.

O agora ex-presidente assumia o cargo desde 2016, altura em que substituiu João Cotrim de Figueiredo na posição. Licenciado em Direito, Luís Araújo começou a trabalhar no Grupo Pestana em 1996 e, desde aí, passou do departamento jurídico para a administração.

Em 2021, tinha sido anunciada a continuação de Luís Araújo na presidência por mais cinco anos, cujo mandato fica assim a meio. Além de Carlos Abade, irão integrar, como vogais, o novo Conselho Directivo Lídia Monteiro, até agora directora coordenadora da Direcção de Apoio à Venda do instituto, e Catarina Paiva, actualmente directora do ISEG Executive Education. Teresa Monteiro mantém-se como vice-presidente do Turismo de Portugal.

Adicionalmente, no passado dia 22 de Maio de 2023, cessou funções o vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, Filipe Silva, por ter terminado a respectiva designação em comissão de serviço.

Em nota de imprensa, António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, diz estar agradecido pelo «trabalho desempenhado pelo presidente do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e pelo respectivo vogal, Filipe Silva, os quais contribuíram para a afirmação de um sector muito relevante para a economia nacional, o turismo, cujo trabalho e resultados podem servir de exemplo e inspiração a outros sectores da economia».

O ministro acrescenta reconhecer «o trabalho desempenhado pelos membros cessantes do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, cuja dedicação e empenho credibilizam as instituições públicas, tendo prestando um serviço público ao sector do turismo e à economia nacional», deixando «uma palavra de optimismo e confiança aos novos membros, que irão assumir funções em breve».

Já Luís Araújo adiante que «dirigir o Turismo de Portugal foi dirigir uma equipa de excelência, uma equipa que está de parabéns pelo trabalho que tem vindo a ser realizado e que, certamente, irá continuar a demonstrar toda a sua capacidade de trabalho e de inovação em prol deste importante sector de actividade».

Artigos relacionados