“Lugar à Mesa para Todos”: o novo movimento solidário para apoiar a restauração
Ajudar restaurantes e famílias em todo o País é o objectivo do Grupo Nabeiro – Delta Cafés e da Nuts Branding ao combinarem as iniciativas solidárias que lançaram ao longo dos últimos anos. De fusão de “Lugar à Mesa” e de “Uma Mesa para Todos”, respectivamente, nasce agora “Lugar à Mesa Para Todos”, um movimento de maior dimensão que deverá, por isso, chegar a cada vez mais pessoas e negócios.
O novo movimento conta ainda com a Refood enquanto parceira social e com a Zomato no lado tecnológico, a assegurar que a ajuda chega onde é necessário. Numa fase inicial, Grande Lisboa, Grande Porto e Coimbra serão as regiões abrangidas, embora a intenção seja alargar a outras áreas geográficas.
Como funciona? O primeiro passo é entrar na plataforma Zomato, escolher um restaurante aderente ao movimento “Lugar à Mesa para Todos”, clicar na opção “Online Takeaway” e seleccionar a opção de doação de refeição solidária. Os utilizadores podem contribuir com uma refeição no valor de três ou seis euros, que será posteriormente entregue através das equipas da Refood. Desta forma, os restaurantes continuam a funcionar e as famílias carenciadas garantem um prato de comida em cima da mesa.
Os restaurantes aderentes devem cumprir os níveis exigidos de segurança e higiene, ter capacidade diária para confeccionar mais de 20 refeições e disponibilizar serviço de take-away.
Patrícia Conde, directora Criativa da Nuts Branding, lembra que o projecto ‘Uma Mesa para Todos’ já tinha sido lançado em 2018, antes da pandemia, mas que o novo coronavírus obrigou a digitalizar a iniciativa e a saltar para a internet com a ajuda da Zomato.
«É com muita alegria que vemos esta aliança com o movimento ‘Lugar à Mesa’ para uma maior abrangência nacional onde procuramos, juntamente com o Grupo Nabeiro – Delta Cafés, unir esforços para combater a insegurança alimentar dos portugueses mais carenciados», acrescenta a responsável.
Em comunicado, Rita Nabeiro, administradora do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, refere ainda que a responsabilidade social faz parte do ADN da empresa, bem como o contributo para o desenvolvimento das comunidades onde está inserida. «É por isso que este movimento se torna especial em todas as suas dimensões, já que o apoio à restauração alinhou-se com o apoio a famílias afectadas pela pandemia, através de uma abordagem criativa a um problema», comenta. Com esta solução, todos podem contribuir, «criando um círculo virtuoso».