Novo movimento quer oferecer “Lugar à Mesa” e apoiar famílias e restaurantes

O Grupo Nabeiro-Delta Cafés juntou-se à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para oferecer refeições a famílias afectadas pela pandemia. A ideia é apoiar os cidadãos que sofrem na pele as consequências da crise sanitária e, ao mesmo tempo, dar a mão também ao sector da restauração.

Nasce, assim, o movimento “Lugar à Mesa”, através do qual 25 restaurantes de Lisboa irão confeccionar refeições para cerca de mil famílias residentes nas freguesias de Marvila, Santo António e Arroios. A primeira fase da iniciativa decorre até 17 de Janeiro, sendo que o objectivo é alargar o número de espaços aderentes e chegar a outras regiões de Portugal.

Os portugueses que quiserem ajudar também poderão contribuir individualmente através de donativos no valor de sete euros, que serão convertidos em vouchers para refeições entregues a famílias carenciadas. O donativo pode ser feito através da plataforma PPL ou do site Movimento Lugar à Mesa.

«Vivemos um momento único e desafiante. Queremos fazer parte activa da sociedade, ajudando e contribuindo com soluções criativas que gerem um círculo virtuoso para nos ajudar a ultrapassar este período difícil para todos e em particular para alguns», comenta Rita Nabeiro, administradora do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, justificando a aposta neste movimento. Segundo a responsável, é uma forma de reforçar o apoio do grupo à restauração e aos portugueses impactados negativamente pela pandemia.

Rita Nabeiro adianta ainda, em comunicado, que este é apenas um primeiro e passo que há espaço para receber outros parceiros, públicos ou privados. Neste momento, a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, AHRESP, APN e Casa do Impacto. Juntam-se ainda as agências Label, Alencastre e Adagietto, além da consultora PwC.

Já Sérgio Cintra, administrador da Acção Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sublinha como “Lugar à Mesa” representa um catalisador de mudança. «Em fases difíceis, temos que redobrar e unir esforços, bem como trabalhar com ainda mais empenho nas respostas sociais que tanto têm contribuído para tornar a nossa sociedade mais justa. Esta iniciativa solidária representa, de forma muito concreta, aquela que é a missão secular da instituição: garantir a quem mais precisa um amanhã feliz!»

Artigos relacionados