Lucros da Nestlé crescem 12% em 2012

O Grupo Nestlé anunciou um resultado líquido de 10,61 mil milhões de francos suíços (cerca de 8,62 mil milhões de euros) no ano passado, o que representa um aumento de 12% em relação aos ganhos do ano anterior. Apesar da performance, este é o ritmo de crescimento mais lento do grupo nos últimos três anos, o que fica a dever-se sobretudo a uma desaceleração nos mercados emergentes.

No ano passado, as vendas do gigante de produtos alimentares, que detém marcas como Nescafé, Perrier, Haagen Dazs e Kit-Kat, subiram 10,2% para 92,2 mil milhões de francos suíços (74,92 mil milhões de euros). Em termos orgânicos (excluindo itens como aquisições e movimentações cambiais), as receitas do grupo progrediram 5,9%, informa a Nestlé em comunicado. O grupo estima fechar 2013 com um crescimento orgânico entre 5 e 6%.

Em 2012, as vendas do Grupo Nestlé cresceram 8,4% (numa base orgânica) para 18,9 mil milhões de francos suíços (15,37 mil milhões de euros) na região Ásia, Oceânia e África, o que contrasta com o crescimento médio de 9,4% nos primeiros nove meses do ano. A desaceleração nos mercados emergentes, que contribuem para cerca de metade das receitas globais do grupo, começou no terceiro trimestre do ano, quando ocorreram as cheias nas Filipinas. O Grupo Nestlé esperava uma recuperação nestes mercados no último trimestre do ano, que não chegou, contudo, a materializar-se.

Ainda assim, o grupo refere que “registou um crescimento a dois dígitos em África, na China, no Médio Oriente e na Indonésia”, sobretudo graças à performance das marcas Milo e Maggi.

Na Europa, o Grupo Nestlé registou um crescimento orgânico das vendas de 1,8%, para 15,4 mil milhões de francos suíços (12,53 mil milhões de euros). O grupo “cresceu quer na Europa Ocidental quer na Europa Central/Leste, demonstrando que mesmo num ambiente desafiante, há oportunidades para alcançar um crescimento acima da média do mercado e ganhos de quota”, refere a Nestlé no comunicado.

Já na região Américas, as vendas do Grupo cresceram 5,2% (numa base orgânica), para 28,9 mil milhões de francos suíços (23,5 mil milhões de euros).

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