Lucros da Jerónimo Martins crescem potenciados pela Polónia

Os resultados líquidos da Jerónimo Martins no primeiro semestre deste ano cifraram-se nos 151,9 milhões de euros. Um aumento de 5,6% em termos homólogos, potenciado pelo crescimento do negócio da Polónia, onde as vendas e o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) continuam a crescer a dois dígitos, noticia o Jornal de Negócios.

As vendas totais cresceram 7,5% para 5,108 mil milhões de euros. Já o EBITDA aumentou em 5% para 326,5 milhões de euros.

A margem EBITDA da empresa desceu 0,1 pontos percentuais para 6,4%. A Jerónimo Martins atribui a queda ao “forte investimento em campanhas promocionais” no Pingo Doce. Recorde-se que a rede de supermercados, que representa menos de 30% nas vendas da empresa, levou a cabo no dia 1 de Maio uma campanha de 50% de desconto em todos os produtos, tendo desde então replicado a iniciativa, ainda que de forma menos agressiva, o que acabou por pesar nas margens da companhia.

No mercado polaco a Biedronka continua a ser o principal negócio de crescimento da empresa. Aí, as vendas aumentaram 18% e o EBITDA subiu 25%. O desempenho da empresa na Polónia confirma a «perspectiva positiva para o ano de 2012, em termos de crescimento de vendas e de resultados», adianta o CEO da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, citado pelo mesmo meio.

Já em Portugal, adianta o responsável, a prioridade estratégica continua a ser o crescimento de vendas e de quota de mercado, “que já se está a verificar”, garante. Para isso terá contribuído o investimento feito no segundo trimestre do ano no reforço da competitividade da empresa a longo prazo.

As vendas das lojas Pingo Doce subiram 4,2% no semestre, para 1,46 milhões de euros.

O crescimento torna-se mais visível no segundo trimestre, quando a cadeia encetou a campanha de descontos. Entre os meses de Abril e Junho as receitas cresceram 6,1% no total e 2,4% em termos comparáveis, o que leva a empresa a afirmar que a sua quota de mercado aumentou, reforça o Jornal de Negócios. A campanha teve, no entanto, um impacto negativo no EBITDA do Pingo Doce, que atingiu os 64 milhões de euros, num decréscimo de 14,2% no semestre.

Ainda nos primeiros seis meses do ano a Jerónimo Martins investiu 197 milhões de euros no desenvolvimento do negócio, sendo que à Polónia foi dedicada uma fatia de 87% deste valor.

Já a dívida líquida consolidada foi de 352 milhões de euros, menos 152 milhões de euros que no período homólogo do ano passado.

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