L’Oréal lança formação (e campanha) para combater assédio em locais públicos
Pode uma tatuagem ajudar a combater o assédio em locais públicos? A L’Oréal Paris acredita que sim. A empresa juntou-se a Mariza Seita para desenvolver um conjunto de cinco tatuagens que visam sensibilizar os portugueses e incentivar a participação numa formação online que está a promover sobre o tema.
Estas cinco tatuagens vão ser partilhadas com influenciadores e criadores de conteúdo, desafiados a partilharem as suas histórias a partir daí e a apelarem aos seus seguidores para participar na formação. Desenvolvida pela associação Hollaback!, tem como base a metodologia 5D: Distrair, Depois, Delegar, Documentar e Direccionar. São estes os passos a dar em situações de assédio e que podem ser aplicados tanto por vítimas como por testemunhas.
Até ao final deste ano, o objectivo é formar um milhão de pessoas em todo o Mundo, incluindo Portugal, no âmbito do projecto internacional “Stand Up-Contra o Assédio em Locais Públicos” da empresa.
«L’Oréal Paris é uma marca que tem como missão derrubar estereótipos, de maneira a dar às mulheres confiança e poder para ocuparem o lugar que merecem na sociedade e alcançarem os objectivos que traçaram. Acreditamos no projecto Stand-Up, na metodologia desenvolvida pela Hollaback! e quisemos criar uma acção impactante, inovadora e que conseguisse chamar a atenção de todos», explica Afonso Cruzeiro, director de Marketing da L’Oréal Paris.
E é aqui que entra Mariza Seita, que transformou o símbolo de cada um dos “Ds” da metodologia 5D em tatuagens publicadas no Instagram. Serão também impressas em edição limitada e enviadas para 100 mulheres (actrizes, apresentadoras, jornalistas, modelos, empresárias e criadores de conteúdos).
«A minha arte tem um papel fundamental na imagem de cada pessoa e no compromisso social. Assumimos as tatuagens como algo único que representa uma escolha individual, uma ambição ou um acontecimento. O assédio existe e não deve ser ignorado. Orgulho-me de poder fazer parte deste movimento com as minhas tatuagens e poder, também, alertar todos para este problema», conta Mariza Seita.
Em entrevista à Marketeer, Afonso Cruzeiro adianta que a campanha aborda um tema «que infelizmente está na ordem do dia, pelo que a L’Oréal Paris pretende «que não se circunscreva apenas a um período». Fica prometido o desenvolvimento de novas acções e, em 2022, uma parceria com uma ONG portuguesa que apoie a causa.
Acompanhe a entrevista na íntegra:
Como nasceu a preocupação da L’Oréal com o tema do assédio?
O tema do assédio sexual em locais públicos está na ordem do dia. De acordo com estudos feitos pela Ipsos, em Abril do ano passado, e que envolveu mais de 15.000 pessoas a nível mundial, 78% das mulheres já viveu uma situação de assédio sexual num local público. No entanto, apenas 25% dessas mulheres confessou ter contado com a ajuda de alguém, visto que muitas das vezes o medo acaba por bloquear a acção. Foi com base nestas evidências e na missão de L’Oréal Paris de empoderar as mulheres que nasceu o projecto “Stand Up – Contra o Assédio em Locais Públicos”, em Março do ano passado. Procurando criar ferramentas de acção simples e eficientes, a metodologia dos 5Ds foi desenvolvida em parceria com a ONG Hollaback! – especialista em assédio sexual em espaços públicos – e permite ajudar qualquer pessoa a reagir a situações de assédio sexual nas ruas, sejam vítimas ou testemunhas.
Este ano, e uma vez que celebramos 50 anos da icónica assinatura “Porque Nós Merecemos”, faz ainda mais sentido sensibilizar a comunidade para o tema, que está integrado nesta missão inspiradora que permanece até hoje no coração da marca que sempre apoiou e acreditou no valor das mulheres. Traduzida em 40 línguas, “Porque Nós Merecemos” espelha a mais diversa noção de beleza e preocupação com a mulher. Desta forma, trabalhamos em função do empoderamento global feminino, empenhados em quebrar barreiras que bloqueiam as ambições das mulheres, conferindo-lhes poder através de ciência pioneira e de inovações revolucionárias com produtos de qualidade, assegurados pelos mais recentes avanços em fórmulas da cosmética.
Como surge a colaboração com a Hollaback?
De acordo com o inquérito da Ipsos, o assédio na rua e em espaços públicos continua a ser uma questão prioritária, mesmo no contexto da pandemia da Covid-19. Desde o início do cenário pandémico, uma em cada três mulheres já sofreu pelo menos uma situação de assédio sexual (um número que se revela assustador nesta curta linha temporal), uma em cada duas acredita que a probabilidade de ser assediada sexualmente num espaço público aumentou e 42% já testemunhou, pelo menos, um incidente de assédio sexual.
Adicionalmente, existe uma clara necessidade de mais formação neste campo, pois mais de 25% das inquiridas não intervém quando testemunha acidentes deste cariz devido a não saber o que fazer (e 34% afirma que, se soubesse o que fazer, teria agido). O inquérito revelou ainda uma mudança significativa no comportamento das mulheres para evitar o assédio sexual, sendo que 75% das inquiridas evita certos lugares (+10% em relação a 2019), 59% adapta o seu vestuário e aparência (+9% em relação a 2020), e 54% evita certos meios de transporte (+10% em relação a 2020). Estes números reflectem uma nova realidade que, de forma generalizada, originou uma sensação de ansiedade social em 72% das inquiridas, que consideram que o uso da máscara permite aos assediadores que se escondam e sintam intocáveis.
Estes dados fazem-nos querer fazer parte da solução e a ONG Hollaback! tem esta missão no seu ADN. A Hollaback! é um movimento global que luta para acabar com o assédio – em todas as suas formas – e que acredita que todos merecemos ser quem somos, onde quer que estejamos. Defende também que todos temos um papel a desempenhar na luta contra o assédio em locais públicos e, por isso, entre outras coisas, dá as ferramentas para que todos possamos fazer parte da solução.
L’Oréal Paris e a ONG Hollaback! uniram esforços para proteger a dignidade das pessoas, criando um conjunto de ferramentas comprovadas para ajudar homens e mulheres a reagirem de forma segura quando são vítimas ou testemunhas de assédio em locais públicos.
O objectivo do programa “Stand Up” é dar formação a um milhão de pessoas até ao final do ano. Em que fase está este plano?
O projecto “Stand Up – Contra o Assédio em Locais Públicos” entrou em vigor em oito países (França, Espanha, Argentina, Canadá, EUA, México, Itália e Índia) no ano de 2020 e vai expandir-se para 25 países em 2021 (Reino Unido, Alemanha, Holanda, Suíça, Ucrânia, Grécia, Turquia, Paquistão, Egipto, Marrocos, Líbano, Israel, Indonésia, Tailândia, Chile, Polónia, Rússia, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Brasil, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Portugal). A ambição é, acima de tudo, colocar o tema na agenda do dia e que em poucos anos consigamos formar muito cidadãos.
Como é possível chegar à formação do programa “Stand-Up” em Portugal?
A formação já se encontra vigente no nosso país. Basta aceder a Stand Up – Contra o Assédio em Locais Públicos para todos os detalhes sobre o programa, formação e informação sobre o tema.
Em Portugal, formaram uma parceria com a tatuadora Mariza Seita no âmbito do programa. Em que consiste?
Para alertar para o tema do assédio sexual em locais públicos e para a Semana Internacional Contra o Assédio em Público, que se assinalou de 11 a 17 de Abril, juntámo-nos à tatuadora Mariza Seita para desenvolver a iniciativa “Tatua-te contra o Assédio Sexual em Locais Públicos”. O desafio lançado à Mariza, talmbém ela símbolo de empoderamento feminino, teve como base dar força à metodologia 5D criada pela Hollaback!, através do cunho e estilo pessoal da sua arte de tatuar. As cinco tatuagens criadas foram partilhadas com 100 influencers e criadores de conteúdo – incluindo actrizes, apresentadoras, jornalistas, modelos, empresárias – para, em conjunto com a marca, sensibilizem os portugueses a juntarem-se a esta causa. Os resultados do inquérito internacional sobre o assédio sexual em locais públicos são reveladores e confirmam a necessidade do desenvolvimento de campanhas de awareness, criação de sinergias, movimentos e programas como este para capacitar não só as mulheres, como a população em geral.
O que é a metodologia dos 5Ds?
A metodologia 5D foi criada pela Hollaback! e consiste num sistema pioneiro que permite à vítima e às testemunhas uma intervenção segura contra o agressor. Cada tatuagem assinada pela Mariza Seita representa um dos 5 Ds desta metodologia – Distrair, Depois, Delegar, Documentar, Direccionar. Munindo as pessoas de conhecimento e das ferramentas certas para lutar contra o assédio sexual nas ruas, estamos a caminhar e a contribuir para a redução dos valores assustadores associados a este tema, ambicionando que se tornem nulos. O nosso objectivo é que todos façam parte da solução do problema.
De forma resumida a metodologia dos 5D consiste nas seguintes premissas:
· Distrair – Distrair é uma forma indirecta de “empatar” o que está a acontecer;
· Depois – Abordar a pessoa que está a ser assediada e mostrar o apoio de que necessita;
· Delegar – Chamar a atenção de alguém que esteja próximo para o que se passa e perguntar-lhe se existe algo que possa fazer naquela situação;
· Documentar – Observar e testemunhar, escrever ou filmar o assédio e fornecer o vídeo à vítima;
· Direccionar – Falar alto e convidar o assediador a ir embora, mas lembrando-se de a sua segurança e a segurança da pessoa que está a ser assediada vêm em primeiro lugar.
De que forma será divulgada a campanha? E até quando?
Pretendemos gerar uma onda de consciencialização para o tema e de mobilização para a realização desta formação, que tem tanto de útil como de cidadania e responsabilização. A iniciativa “Tatua-te contra o Assédio Sexual em Locais Públicos” vai ser partilhada nas redes sociais da Mariza Seita e, ao impactarmos os 100 influencers e produtores de conteúdos com estas tatuagens, queremos gerar word of mouth e levar o tema e os mecanismos de reacção contra o assédio sexual nas ruas ao maior número de pessoas possível.
Sendo um tema que infelizmente está na ordem do dia por todo o Mundo, pretendemos que não se circunscreva apenas a um período e vamos desenvolvendo acções digitais de sensibilização. Para 2022, ambicionamos aumentar o nosso espectro de actuação, juntando-nos também a uma ONG portuguesa que apoie a causa e nos faça chegar ainda mais longe. Para conseguir continuar a criar espaços seguros e inclusivos para todos, L’Oréal Paris encoraja o público a juntar-se a este movimento e a receber a formação disponível em Stand Up – Contra o Assédio Sexual em Locais Públicos, partilhando a mensagem associada ao projecto através do hashtag #WeStandUp nas redes sociais.
Texto de Filipa Almeida