Looks do El Corte Inglés saltam para o SAPO

O El Corte Inglés juntou-se ao SAPO para alavancar a sua plataforma de comércio electrónico e aumentar o tráfego para o site. Em parceria com a Havas e com recurso à solução Spott TV, os grandes armazéns estão desde a Setembro a divulgar, semanalmente, sugestões de looks para os internautas que visitam o portal SAPO.

Desde que o primeiro conteúdo foi publicado, registou-se uma audiência total de cerca de 180 mil visitantes. O plano envolve a partilha de 24 artigos com vídeos e propostas de looks. Segundo adianta a unidade de Content Marketing do SAPO, o tempo médio de permanência no site do El Corte Inglés a partir desta campanha ultrapassa os três minutos.

O objectivo do projecto é promover a marca junto de mulheres activas, cosmopolitas e empreendedoras, posicionando o El Corte Inglés como a referência em termos de tendências. “O portal SAPO tem obtido excelentes resultados nos conteúdos de shopping produzidos para as marcas. Em cada conteúdo é apresentado um tutorial associado à sugestão de compra de produtos”, adianta ainda o portal.

Para este tipo de conteúdos interactivos, o SAPO trabalha com especialistas de moda e styling do SAPO Lifestyle, responsáveis pela selecção das peças em destaque. Caso os internautas fiquem interessados nalguma peça, basta clicar para serem imediatamente redireccionados.

Ana Roma Torres, managing & Creative partner da Havas Sports & Entertainment, adianta à Marketeer que a bounce rate é muito positiva, chegando aos 19.99%. Registam-se também mais de 70 transacções.

Quais são as principais mais-valias de uma campanha com esta? Tanto para a marca (o El Corte Inglés, neste caso) como para os consumidores?

Uma parceria como esta permite, por um lado, às marcas trabalhar o seu posicionamento junto do seu actual target, marcando presença em conteúdos dinâmicos e actuais que acompanham os temas-chave de cada momento do ano. Por outro, também permite chegar a outros públicos-alvo que, numa primeira fase, possam não estar tão envolvidos com a marca, mas que já tenham alguma relação com o meio em que estes conteúdos estão a ser divulgados. Portanto, com uma campanha deste género, o El Corte Inglés conseguiu ainda aumentar o alcance de toda a sua comunicação, favorecendo o tráfego qualificado ao seu site e o seu ADN de department store.

No overall, o balanço foi muito positivo, tendo conseguido alcançar 120 000 views dos conteúdos  e  60 000 acessos ao site do ECI (combinando os conteúdos + native advertising). Objectivos ambiciosos a que nos propusemos desde início e que foram atingidos graças à qualidade dos conteúdos e relevância dos mesmos para os diferentes targets.

No fundo, esta iniciativa permitiu ao El Corte Inglés partilhar conteúdos com os leitores do SAPO Lifestyle e, consequentemente, facilitar o seu acesso a todos os produtos mencionados, já que todos os vídeos e imagens produzidos incluíam links directos para elcorteingles.pt.

É possível medir a conversão? Saber quantas pessoas compraram efectivamente as peças em que clicaram?

Quando desenvolvemos este tipo de brand content, temos como principal objectivo reforçar o posicionamento da marca e aumentar o envolvimento do consumidor com a sua comunicação, através da relevância de cada peça produzida. Ainda assim quando conseguimos incrementar awareness, engagement e garantir que a estratégia desenvolvida nos permitiu conquistar 30 mil novos users no site do El Corte Inglés, com uma bounce rate muito positiva de 19.99% e o tempo médio por sessão de 3 minutos, com mais de 70 transacções, sentimos que o projecto foi de facto um sucesso a vários níveis.

Neste projecto, a tecnologia aliada ao conteúdo permitiu-nos rentabilizar o investimento realizado, seja pelos resultados que conseguimos medir ao nível do site El Corte Inglés, como no trabalho de optimização que fomos fazendo continuamente. Tudo sem que o El Corte Inglés tivesse de fazer uma grande alocação de recursos (nomeadamente, tempo, criatividade, espaço), já que todos os conteúdos foram desenvolvidos de A-a-Z pela equipa do SAPO , com a coordenação da Havas Sports & Entertaiment.

Que tipo de marcas pode beneficiar mais deste tipo de conteúdos?

Qualquer marca pode beneficiar de um projecto de content feito à sua medida e que responda concretamente aos seus objectivos de negócio. Num contexto em que o consumidor afirma que as marcas são cada vez menos relevantes, como o comprova o estudo Meaningful Brands do grupo Havas, é fundamental apostar em soluções criativas, arrojadas e diferenciadores que coloquem as marcas no radar do consumidor. Este é apenas um dos bons exemplos de como podemos trabalhar em conjunto – agência, meio e cliente – para construir uma comunicação mais eficaz, criativa e straight to our target.

Texto de Filipa Almeida

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