Loja online Skin quer pôr fim à ditadura do espelho: “A Beleza não segue padrões”

Apresenta-se como uma referência no mundo das lojas online de cosmética e perfumaria em Portugal, mas não quer ficar por aqui. A Skin decidiu, por isso, reinventar-se e desenvolver uma nova imagem através de um processo de rebranding que contou com a agência Legendary People + Ideas como parceira.

O resultado é uma identidade gráfica renovada, que segue o mote “A Beleza não segue padrões”. Esta é também a mensagem que serve de base à campanha de comunicação lançada pela plataforma de comércio electrónico 100% portuguesa para dar conta das novidades e apresentar a sua nova imagem ao público.

A ideia da campanha é posicionar a Skin como uma marca preocupada e atenta a temas como inclusão e aceitação, pondo fim à ideia de que existe um padrão de beleza a seguir. Além de disponibilizar produtos de marcas como Avène, Filorga, Clinique, Caudalie, Vichy ou Roc, a Skin aposta também na consultoria e acompanhamento dos clientes na escolha dos melhores produtos para cada pele e necessidade.

Miguel Cardoso, gestor do projecto de rebranding da Skin, acredita que as mudanças levadas a caso reflectem isso mesmo. Em entrevista à Marketeer, conta que o rebranding é mais consistente e coerente com o posicionamento da marca, uma vez que é mais representativo de diferentes tipos de pele: «Acreditamos genuinamente que a beleza não segue padrões e sempre nos preocupámos com a individualidade de cada pessoa e o que estamos a fazer agora é dar ainda mais força a essa ideia.»

Como é que a Skin se distingue das outras lojas online disponíveis em Portugal?

Estamos presentes no mercado online há mais de oito anos e todo este tempo de experiência permitiu desenvolver e consolidar a presença da marca. Actualmente, em Skin.pt, os nossos clientes podem encontrar mais de 100 marcas do sector de cosmética e beleza, num total de mais de 20.000 produtos disponíveis no catálogo online. Mensalmente, realizamos diversas campanhas que permitem aos nossos clientes estar cada vez mais a par das tendências, bem como usufruírem das nossas campanhas promocionais.

Somos uma marca que se distingue pela relação próxima que temos com os nossos clientes, derivado da forma de comunicação que implementámos. Estamos constantemente atentos às necessidades dos diversos tipos de clientes e tentamos sempre prestar o melhor serviço possível aos mesmos. Exemplo disso é o nosso serviço de atendimento, a partir do qual qualquer cliente que nos procure pode usufruir de um aconselhamento personalizado através do chat disponível em todas as páginas do nosso site.

No entanto, mais do que simplesmente vender produtos, preocupamo-nos constantemente em ajudar a revelar a verdadeira beleza de cada um, relembrando que a beleza de cada indivíduo é única e deve ser cuidada como tal. Com foco nesta premissa, também promovemos e partilhamos histórias que espelham o amor próprio e a autoestima.

Também acompanhamos o processo de decisão e pretendemos ser um parceiro para todos os nossos clientes, através de dicas de beleza e da entrega de produtos com eficiência e agilidade.

Em suma, pretendemos continuar a divulgar e realçar os benefícios emocionais: os conceitos de autoestima e amor próprio estão sempre presentes na nossa oferta; funcionais: os clientes podem encontrar todas as suas marcas favoritas num único espaço, com um serviço personalizado; e sociais: pertencer à comunidade Skin onde estão pessoas que geram inspiração e têm conhecimento deste segmento, com todas as vantagens comerciais associadas, manifestadas, por exemplo, nas campanhas exclusivas que realizamos para os subscritores das nossas bases de email marketing, para os clientes mais regulares, entre outras.

É a loja online de cosmética e perfumaria que mais vende em Portugal? Quais foram os resultados no último ano?

Somos uma referência no sector das lojas online de cosmética em Portugal, mesmo quando comparada com players internacionais que actuam no mercado nacional. Apesar do ano complicado que atravessámos, conseguimos acompanhar a tendência que todo o comércio online sentiu nos últimos tempos e os resultados são positivos, estando alinhados com as nossas expectativas. Além dos resultados das vendas, o nosso principal foco continua a ser a satisfação dos nossos clientes, sendo também um parâmetro de avaliação da nossa performance.

De que modo foram impactados pela pandemia?

A situação pandémica que atravessamos veio de certa forma reforçar ou estimular a necessidade de migrar massivamente para meios “menos convencionais” de compra, como é o caso do e-commerce. Fomos impactados positivamente e estrategicamente, sendo uma óptima oportunidade para fidelizarmos o consumidor. Por isso, trabalhamos diariamente para que todos os nossos clientes possam usufruir da melhor experiência possível, de forma a estimulá-los com recorrência e com isso merecer a confiança dos mesmos.

Notam alguma diferença no consumo este ano? Ou a consolidação de alguma tendência?

As categorias de maior procura mantiveram-se as mesmas: produtos de rosto e corpo. Porém, em cenário de confinamento registámos picos de consumo em produtos para unhas e coloração, o que acreditamos ser um reflexo do fecho de determinados espaços.

Estão a desenvolver agora um processo de rebranding. O que motivou esta decisão?

O que motivou esta decisão foi a necessidade de actualizarmos o conceito gráfico e reforçarmos a nossa proposta de valor no mercado. A primeira abordagem já tinha alguns anos sem actualização e considerámos que este era o momento certo para fazermos algumas mudanças na imagem da marca. Também sentimos a necessidade de abordar novos canais de comunicação e lançámos um spot em televisão para estarmos mais próximos de uma audiência cada vez maior.

Como é que a nova imagem se distingue da anterior?

É mais consistente e coerente com o nosso posicionamento, sendo mais representativa de todos os tipos de pele. Apresenta também uma maior versatilidade para a estratégia de comunicação que pretendemos adoptar.
Esta nova imagem permite criar um ambiente confortável onde todos somos capazes de interagir com as diferentes características dos nossos clientes e, ao mesmo tempo, permite também, reforçar a ligação com os nossos parceiros, que em si mesmos já representam conceitos e comunicações muito vincadas.

A nova campanha “A Beleza não segue padrões” surge no seguimento deste rebranding. Qual é o objectivo?

Estarmos próximos dos nossos clientes é a nossa principal prioridade, sendo até a nossa especialidade. Para nós, sempre foi clara a necessidade de colocarmos no mercado, mais do que uma montra de produtos incríveis, um serviço. As pessoas têm muitas dúvidas sobre que produtos usar e quais os mais adequados para o seu tipo de pele e não nos fazia sentido termos as melhores marcas sem esse serviço acompanhado.

O mote desta campanha – “A beleza não segue padrões” –, no fundo, resume a convicção que sempre esteve presente nos nossos valores. Acreditamos genuinamente que a beleza não segue padrões e sempre nos preocupámos com a individualidade de cada pessoa e o que estamos a fazer agora é dar ainda mais força a essa ideia, relembrando que a beleza de cada um é única e deve ser tratada como tal.

Numa altura em que se fala tanto do impacto da nossa imagem, muitas vezes fomentada pelo consumo das redes sociais e filtros dos mais diversos tipos, sentimos que podemos dar este contributo e mostrar a todos que a beleza não pode seguir padrões.

O rebranding vem, agora, reforçar esse nosso compromisso com valores fundamentais como inovação, qualidade e comunidade. Com esta mudança, pretendemos fortalecer a nossa proposta de valor no mercado, enquanto espaço especialista na oferta de produtos diversificados e adequados a todos os perfis de clientes.

Além disso, esta campanha está relacionada com a construção de relações porque fica mais simples ajudarmos a revelar a beleza de cada um quando estamos num ambiente de maior proximidade, mesmo que este seja através do digital. Assim, acreditamos que a beleza está na forma como nos sentimos e no que fazemos para nos sentirmos bem.

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados