Logótipo dos Jogos Olímpicos pode ser plágio
O logótipo dos Jogos Olímpicos de 2020 no Japão já estava a ser alvo de críticas devido à aparente confusão geométrica mas, agora, o caso pode ser mais grave. Kenjiro Sano, o designer que criou o símbolo, está a ser acusado de plágio.
Não existe nenhuma queixa oficial mas os utilizadores do Twitter estão a partilhar a convicção de que o logótipo criado para a competição mundial é demasiado semelhante ao do Théâtre de Liège, na Bélgica.
Para além do Twitter, também o Facebook foi palco de acusações com o próprio designer responsável pelo logótipo belga, Olivier Debie, a assinalar as parecenças entre as duas imagens.
O Comité Olímpico afirma, em declarações reportadas pela agência Reuters, que não existe nenhum problema com a criação de Kenjiro Sano e que o logótipo foi investigado exaustivamente antes de ser revelado publicamente para garantir que situações de plágio não surgiriam.
O Comité explica também que a cor preta na coluna central representa diversidade, já que é a combinação de todas as cores, e que o círculo significa um mundo inclusivo. Por fim, a escolha pelo círculo vermelho representa o poder de cada coração a bater.