LinkedIn desiste das Stories: experiência chega ao fim já este mês
«Vamos remover a actual experiência com Stories até ao final de Setembro, enquanto trabalhamos numa nova experiência», avança Liz Li, senior director of Product no LinkedIn. Numa publicação partilhada na própria plataforma, a responsável admite que o formato de conteúdos efémeros que o LinkedIn tem vindo a testar desde Março do ano passado vai chegar ao fim.
Liz Li explica que são lançadas e testadas novas ferramentas com regularidade, com o objectivo de obter feedback sobre o que funciona ou não. Sobre as Stories em concreto, a directora de Produto conta que a intenção era disponibilizar uma forma divertida e rápida de partilhar pequenos vídeos. Ao longo de mais de um ano, a equipa aprendeu bastante e esse conhecimento adquirido será usado para evoluir o formato.
A ideia, agora, é criar uma nova experiência de vídeo que seja «ainda mais rica e mais conversacional». Liz Li afirma que o LinkedIn quer «abraçar a mixed media e as ferramentas criativas das Stories de uma forma consistente em toda a plataforma,», ao mesmo tempo que adapta este tipo de formato ao carácter e espírito mais profissional pelo qual a rede social é conhecida.
Segundo Liz Li, o comportamento dos utilizadores face às Stories permitiu perceber que querem algo diferente no LinkedIn: «Vocês desejam que os vídeos possam viver no vosso perfil, e não desaparecer», sublinha, acrescentando que, ao contrário do que pensaram inicialmente, as pessoas não se importam de ter conteúdos mais informais associados permanentemente aos seus perfis.
O objectivo será levar o lado mais criativo das Stories para uma solução de vídeo que fique para sempre, em vez de ter um prazo de validade de apenas 24 horas.