Lidl regressa às praias portuguesas para promover reciclagem

Na próxima vez que for à praia, não se esqueça de levar a reciclagem. O projecto “TransforMAR” do Lidl está de volta e promete sensibilizar os portugueses para a importância de dar o destino correcto aos diferentes resíduos. Durante dois meses, o contentor da iniciativa vai estar presente em 15 praias de Norte a Sul do País, pronto a receber embalagens de plástico e metal.

O objectivo, tal como nas edições anteriores, é evitar que garrafas de água ou pacotes de batatas fritas, por exemplo, acabem no mar. Além disso, o plástico reunido será transformado em donativos monetários para IPSS locais.

Considerando as circunstâncias actuais, os depósitos foram também adaptados. Em cada um, os banhistas vão encontrar uma explicação da nova sinalética das praias (os chamados semáforos) para que compreendam os passos a seguir no sentido de reduzir o contágio de COVID-19.

Novidade também este ano é a parceria com a Brigada do Mar, que resultará em acções de limpeza de praias e de outras zonas concessionadas, fora da época balnear. Isto quer dizer que o pojecto “TransforMAR” passa a ter um âmbito anual.

«Através da parceria com a Brigada do Mar conseguimos alargar a nossa intervenção, levando mais longe este projecto que prevê sensibilizar a sociedade e proteger o planeta. Simultaneamente, é-nos possível reforçar o apoio às comunidades locais, através da valorização do plástico recolhido, que é devolvido à população através de donativos monetários a 15 IPSS locais, nos concelhos das praias envolvidas», comenta Vanessa Romeu, directora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.

A lista de parceiros conta ainda com o Electrão, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Pelo segundo ano consecutivo, soma-se também o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Acção Climática.

Pedro Nazareth, director-geral do Electrão, sublinha que esta é uma iniciativa «de referência nacional no que diz respeito à recolha de plásticos e à protecção dos oceanos, que este ano incorpora também a componente da limpeza das praias em parceria com a Brigada do Mar».

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...