Lidl e Renascença abrem inscrições para programa de solidariedade
O programa “Mais Ajuda” vai distribuir 150 mil euros por projectos de inovação social. Todas as organizações interessadas em desenvolver iniciativas de apoio à comunidade podem proceder à inscrição através do site homónimo. As candidaturas estão abertas até 29 de Fevereiro.
Promovido pelo Lidl em parceria com as rádios Renascença, RFM e Mega Hits (Grupo Renascença Multimédia), o “Mais Ajuda” entra, agora, na sua segunda fase. A primeira etapa decorreu no final do ano passado e envolveu o público: durante o Natal, parte das vendas de artigos da gama Deluxe revertia a favor desta iniciativa.
Com a ajuda dos portugueses, foram angariados 135 mil euros. A este valor o Lidl juntou 15 mil euros, aumentando para 150 mil o total disponível.
Serão seleccionados 12 finalistas entre os projectos candidatos, estando o anúncio dos mesmos marcado para Abril. Os escolhidos terão oportunidade de apresentar as respectivas ideias a um júri responsável por reduzir a selecção a apenas seis – três serão projectos de IPSSs e três serão de startups. Cada um dos vencedores receberá 22.500 euros para a implementação da proposta.
Além do apoio monetário, os vencedores receberão mentoria por parte da Beta-i, o que envolve workshops e consultoria.
«Identificámos uma oportunidade de aproximar dois universos que muito podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equilibrada e estamos confiantes de que a metodologia adoptada vai trazer mais-valias para todas as partes envolvidas», afirma Vanessa Romeu, directora de comunicação Corporativa do Lidl, justificando a aposta no programa.
Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença, acrescenta que «é sempre sempre surpreendente a generosidade dos portugueses, que apesar das dificuldades, continuam a dar do que é seu». Agora, cabe ao grupo e ao Lidl premiar os projectos que acreditam serem capazes de transformar vidas.
Para este propósito contribuirá também a Beta-i, parceira do programa. Segundo Pedro Rocha Vieira, co-fundador e CEO da Beta-i, a ideia de que o empreendedorismo pode ter um impacto positivo na sociedade faz parte da génese da empresa. «É com orgulho que nos associamos ao Lidl nesta iniciativa», conclui.