Lidl dá nova vida ao plástico das praias
Pelo segundo ano, o Lidl irá sensibilizar os portugueses para a reciclagem das embalagens de plástico e metal que levam para a praia. Através da iniciativa TransforMAR, a cadeia de supermercados pretende recolher garrafas, latas e outros produtos para, mais tarde, transformá-los em equipamentos destinados à prática de exercício físico. Desta forma, promove também a economia circular.
A praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, é a primeira a receber a segunda edição do projecto, num total de 15 destinos. A iniciativa terá a duração de 45 dias e envolve um depósito próprio, ao dispor de todos os banhistas. A ideia é que as embalagens levadas para os areais não acabem no mar e possam ter uma nova vida.
«Este projecto é mais uma das formas do Lidl poder contribuir para um amanhã mais sustentável, através da correcta gestão dos resíduos e da promoção da economia circular», afirma Hélder Rocha, director-geral Norte do Lidl Portugal. Segundo o responsável, a empresa está muito satiseita com os resultados da primeira edição e a expectativa é de que a abrangência seja maior este ano.
O projecto TransforMAR resulta de uma parceria entre o Lidl Portugal, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Eletrão, Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente (APA).