Líder da ANEBE integra task force europeia para a recuperação do turismo
João Vargas, secretário-geral da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) vai desempenhar o papel de vice-presidente da task force europeia responsável pela coordenação das políticas de apoio à recuperação económica da hotelaria e do turismo. A nomeação chega através da spiritsEUROPE, associação que representa o sector de bebidas espirituosas na Europa.
O profissional português é escolhido também para gerir a relação com as instituições europeias durante a vigência da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.
Segundo João Vargas, «os avanços recentes no desenvolvimento de vacinas e o financiamento anunciado pela UE, num valor sem precedentes, para apoiar a recuperação da Europa na fase pós-Covid são um grande sinal de esperança». Em comunicado, o secretário-geral da ANEBE sublinha que, neste contexto, a presidência portuguesa do bloco comunitário «UE tem lugar num momento crítico para a recuperação que se aproxima».
Com uma forte ligação à hotelaria e ao turismo, o sector de bebidas espirituosas está entre os mais afectados pela pandemia. Para se reinventarem, muitos dos associados da ANEBE optaram por transformar a sua produção de álcool de forma a dar resposta à procura por desinfectante. Além disso, conta João Vargas, muitas empresas contribuíram financeiramente para apoiar profissionais da hotelaria, restauração e animação nocturna que ficaram sem actividade ou sem emprego.
«Continuaremos comprometidos com este esforço. Simultaneamente, defenderemos a definição de políticas e a aplicação de todas as medidas e apoios necessários para ajudar a nossa indústria e todos os parceiros da nossa cadeia de valor a recuperarem desta crise», adianta em comunicado.
O objectivo de João Vargas é trabalhar para a apoiar a presidência portuguesa, mas também promover encontros públicos e privados tendo em vista a discussão de propostas e, em última instância, a recuperação económica.