Lembra-se desta campanha da adidas? Agora, foi banida

No início do ano, a adidas lançava uma campanha em que, através de dezenas de mulheres despidas, promovia a sua nova gama de soutiens desportivos, pensada para os diferentes estilos e para as várias formas e tamanhos dos seios femininos.

Agora, a The Advertising Standards Authority (ASA) – entidade reguladora da publicidade no Reino Unido – baniu dois dos cartazes e um tweet. A razão avançada para a tomada de decisão prende-se com o facto de os outdoors não publicitarem directamente os soutiens e de a publicação na plataforma digital não corresponder ao conteúdo que a marca normalmente partilha.

“Uma vez que os anúncios contêm nudez explícita, consideramos que requerem um targeting cuidadoso, de forma a evitar que ofendam aqueles que os vêem”, explica a ASA, citada pela Campaign. A adidas, por sua vez, reitera que o objectivo da acção publicitária é reflectir e celebrar diferentes formas e tamanhos e ilustrar a diversidade.

A marca desportiva acrescenta ainda que não colocou os outdoors perto de escolas nem de locais religiosos precisamente para evitar causar danos a crianças.

Artigos relacionados