LEGO cria programa de aprendizagem para crianças neurodivergentes

A LEGO Foundation é a mais recente parceira da Play Included, empresa social sedeada no Reino Unido que tem como missão formar professores, psicólogos, terapeutas da fala e da linguagem, entre outros profissionais, para usar a brincadeira para fins terapêuticos. Com Brick-by-brick, as duas organizações propõem um programa de aprendizagem para crianças e jovens neurodivergentes que promete mostrar que brincar pode ser o caminho para o bem-estar.

“A LEGO Foundation e a Play Included reconhecem o valor e os talentos únicos das crianças autistas e querem apoiá-las através desta parceria”, aponta a fundação da LEGO em comunicado, adiantando que o objectivo é chegar a um número cada vez maior de crianças entre os cinco e os 18 anos.

Como é que isto funciona? O programa assenta no Brick Club, grupo que desafia os participantes a trabalharem em conjunto para construírem modelos LEGO específicos ou, em alternativa, criarem os seus próprios projectos livres. Pelo caminho, as equipas vão sendo divididas e cada criança recebe um papel diferente: o engenheiro dá instruções, o fornecedor encontra as peças necessárias e o construtor encaixa as peças, por exemplo.

O programa ajuda as crianças na interacção, oferecendo-lhes um objectivo significativo e envolvente, com regras, tarefas e actividades específicas.

«Há muitas razões pelas quais as crianças podem sentir dificuldades no relacionamento social. Queremos ajudar mais crianças neurodivergentes em todo o Mundo a fazer amigos e a conhecer sentimentos como o de pertença e o de conexão», afirma Gina Gomez de la Cuesta, fundadora e directora da Play Included.

Para os próximos anos, está prevista a renovação do programa Brick-by-Brick ao lado da LEGO, bem como o desenvolvimento de novas ferramentas para analisar o progresso.

Michelle Ndebele, especialista da LEGO Foundation, acrescenta que o trabalho desenvolvido pela Play Included é uma inspiração e um testemunho da filosofia da fundação de que se pode aprender a brincar. «Usar a ferramenta mais poderosa e intuitiva que as crianças têm, a brincadeira, para desenvolver métodos divertidos, interactivos e significativos para desenvolver capacidades essenciais como a resolução de problemas, a criatividade, comunicação e confiança», remata.

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