Lavazza tira fotógrafos de trás das câmaras
A vigésima edição do Calendário Lavazza, assinalada na versão de 2012 e intitulada “The Lavazzers”, reúne o trabalho de 12 dos fotógrafos que contribuíram para a construção deste projecto ao longo dos anos.
Erwin Olaf, Thierry Le Gouès, Miles Aldridge, Marino Parisotto, Eugenio Recuenco, Elliott Erwitt, Finlay MacKay, Mark Seliger, Annie Leibovitz, Albert Watson, David LaChapelle e Ellen von Unwerth transmitiram com as suas objectivas, em auto-retratos, a sua relação com o café Lavazza.
Os profissionais saem, assim, do “anonimato” das lentes e reclamam o papel de protagonistas em frente às câmeras. David LaChapelle, por exemplo, surge neste calendário como “rei da selva”, numa fotografia intitulada “Uma manhã normal transforma-se no Paraíso”, onde conta como o café é uma «ferramenta para pôr a cabeça a funcionar». Erwin Olaf, por sua vez, na fotografia “Os meus pensamentos voando para longe”, afirma: «Quando bebo café Lavazza, naturalmente tenho o corpo humano em mente».
Entre fotografias que podem ter tanto de humorísticas como de enigmáticas, o resultado final é diverso e procura manifestar a abordagem «introspectiva e surreal» de cada artista, num trabalho que reúne a fotografia tradicional, técnicas pessoais e, em alguns casos, arte digital.
A modelo holandesa Valeria van der Graaf será o ícone por detrás do Calendário 2012 e de todo o projecto ligado à celebração dos 20 anos do projecto. Assim, fotografada por Ellen von Unwerth, surgirá na capa do calendário a apagar as velas de um aniversário simbólico. Com duplo sentido: é que para além de se comemorar a 20ª edição do Calendário Lavazza, Valerie tem 20 anos de idade.