La Fugitiva é o novo mexicano de Lisboa
Há um novo mexicano em Lisboa, mais concretamente na Rua de São Paulo, uma das zonas mais movimentadas da cidade. Chama-se La Fugitiva Taco Bar e, tal como o nome indica, encontra nos tacos o seu principal pilar, embora também haja espaço para outras iguarias inspiradas na gastronomia do México.
Os pratos chegam pelas mãos de Gabriel Kurezyn, que procura levar para a mesa receitas com sabor à cozinha costeira do México. Num equilíbrio entre tradição e modernidade, sugere Tostada de ceviche de atum, Tacos de hongos, Cochinita Pibil ou, ainda, Tres Leches para terminar a refeição.
“El que nace pa’tamal, del cielo le caen las hojas” é, de acordo com o La Fugitiva, uma expressão popular no México e é usada muitas vezes com ironia. Neste novo restaurante, surge como um modo de vida e prática diária: “Todos, dos sócios aos cozinheiros, têm histórias de destino para contar. É assim que vêem a fuga, como derradeiro acto de amor, às vezes o último que lhes restou”, segundo é explicado em comunicado.
Antes de chegar ao La Fugitiva, Gabriel Kurezyn passou pelas equipas de Óscar Calleja, nomeadamente pela cozinha do Annua. O conhecimento adquirido ao longo da sua carreira é, agora, desdobrado em receitas que honram também a memória das mulheres da sua vida: “Nestes coisas da cozinha, costuma haver sempre uma mulher, normalmente avó. Na América Latina, o costume passa a regra.”