Kico, a agência que comunica com as crianças
A Kico é uma agência focada na comunicação para crianças e jovens até aos 14 anos, que alia o pensamento criativo à pedagogia e permite um papel activo das marcas junto dos mais novos, que serão os consumidores e adultos do futuro.
Durante a pandemia, e com mais tempo disponível, alguns elementos da agência Mustard perceberam que poderia ser a altura certa para tirar ideias da gaveta. Um desses projectos, muitas vezes adiado, era o foco e a aposta no segmento mais jovem, com uma comunicação personalizada e um espaço próprio na agência.
«Estávamos num nível de maturidade diferente e muito seguros daquilo que estávamos a fazer. Foi, assim, a união de vários factores que fizeram com que a Kico nascesse», refere Sandra Silveira, Kico expert.
Encontrado o nome e o objectivo, impunha-se definir a missão e os valores que iriam reger a nova agência de comunicação, que tem como foco trabalhar as mensagens e determinados conteúdos que as marcas querem passar aos mais pequenos, de «forma a que estes tenham sempre um lado pedagógico, útil na formação das crianças e, ao mesmo tempo, fiquem associados a um momento positivo que os leva a boas memórias. O nosso trabalho é criar uma estratégia para que estas mensagens e eixos de comunicação sejam devidamente direccionados ao target e fazer com que este momento seja benéfico e contribua, de uma forma positiva e consciente, para o futuro dos mais pequenos», refere a mesma responsável.
Ainda de acordo com Sandra Silveira, a agência pretende trabalhar assuntos mais ligados à parte emocional das crianças e, para que isso aconteça, outro dos pilares da marca é mudar ferramentas e formas de abordar determinados temas, por mais simples que sejam.
Neste contexto, e depois de tanto tempo a trabalhar o target dos mais jovens, a Kico identifica necessidades e temáticas importantes para trazer para junto das crianças. E quando não existem marcas que possam naquele momento apoiar essa missão, a Kico desenvolve projectos em nome próprio e aguarda a oportunidade certa para os lançar. É o caso de dois trabalhos que estão prestes a sair da gaveta e a ver luz verde para avançar no seio da comunidade escolar, com a qual a agência mantém uma relação muito próxima.
Estes e outros temas fazem parte desta conversa, que poderá ver na íntegra no vídeo em baixo: