Kia: Mobilidade eléctrica para um futuro melhor

Este é um número que, para Miguel Santos, Marketing director da Astara Portugal, «demonstra o sucesso da marca, mas traz responsabilidades acrescidas do ponto de vista da relação com a sociedade». Foi com base nessa consciência que a marca, em 2020, definiu um compromisso de longo prazo para com a mobilidade sustentável, o designado “Plano S”. Trata-se de um dos projectos mais ambiciosos de sempre de toda a indústria automóvel, com um investimento equivalente a 21,6 mil milhões de euros até 2025. Este compromisso resultou numa operação de rebranding global, que incluiu a alteração do logo e da assinatura de marca para “Movement that inspires”.

A marca tem por objectivo lançar 11 novos veículos 100% eléctricos até 2030, à cadência de dois modelos por ano, já a partir de 2023. Estima-se que o peso destes veículos nas vendas globais venha a atingir mais de 50% até final da década. A Kia comprometeu-se ainda a atingir a neutralidade carbónica até 2045, antecipando em cinco anos a meta definida, por exemplo, pela União Europeia.

No que diz respeito à gama de veículos, «inaugurámos com o EV6, um SUV 100% eléctrico, a nova face desta estratégia. Mais tarde lançámos o novo eNiro a introduzimos opções electrificadas em vários modelos», explica Miguel Santos.

No domínio das infra-estruturas, foi desenvolvido o programa europeu “Kia Charge”, no âmbito do qual toda a energia utilizada pelos clientes será reposta pela Kia com recurso a energia verde certificada, proveniente de centrais eólicas.

Destaca-se ainda a incorporação de materiais sustentáveis na produção dos veículos – como a utilização de papel de parede reciclado, folhas de eucalipto e tinta à base de água –, da qual o novo Niro é um exemplo.

Actualmente, a Kia estima que, já em 2030, os veículos eléctricos correspondam a 40% da totalidade das vendas globais da marca, sendo que, em Portugal, «acreditamos que esse número será superado por uma margem confortável».

Miguel Santos acrescenta que, «ao proporcionarmos uma transição fácil para a mobilidade sustentável, não só estamos a dar a oportunidade de obter menores custos de utilização e de manutenção, mas também a responder aos clientes que são mais sensíveis às questões ambientais».

No âmbito da responsabilidade social, a Kia destaca a parceria com o The Ocean Cleanup, um projecto de larga escala para limpeza dos oceanos, com a duração de sete anos. Em Portugal, foi também estabelecida uma parceria com a Academia TEN para apoiar este projecto educativo inovador e em forte expansão, através da cedência de duas unidades do modelo Stonic, sendo ainda de salientar o apoio de longa data à Volta a Portugal em bicicleta.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

Artigos relacionados