Ketchup da Heinz com tomates de Marte? Sim, já existe

Num futuro próximo ou distante, se os humanos se mudarem para Marte, pelo menos poderão contar com uma coisa que os faz lembrar de casa: o ketchup da Heinz. A marca alimentar norte-americana acaba de lançar o Tomato Ketchup Marz Edition, feito a partir de tomates cultivados sob condições semelhantes às do planeta vermelho.

Nesta edição especial do molho que acompanha muitas refeições, a tecnologia, a gastronomia e a investigação andaram de mãos bem dadas. A ideia começou a ser desenvolvida há dois anos e tomou forma quando a empresa e a sua equipa de ‘mestres tomateiros’, composta por sete profissionais, embarcaram no “Projecto Vermelho” para analisar as condições extremas do solo marciano, escolher as sementes ideais e aplicar técnicas inovadoras.

De forma a desenvolver a ideia, a Heinz aliou-se ao Aldrin Space Institute, do Florida Institute of Technology, para que um grupo de astrobiólogos, liderado por. Andrew Palmer, estudasse, durante dois anos, a teoria por detrás do crescimento de tomates numa réplica do solo e das condições atmosféricas experienciadas em Marte.

Mais de 700 dias depois, a marca lançou para a atmosfera, a mais de 37 mil metros de altura e a -70ºC, uma garrafa do Tomato Ketchup Marz Edition, de forma a assinalar o sucesso da investigação e do produto final.

«Há muitos factores relevantes que os nossos ‘mestres tomateiros’ têm em conta quando cultivam tomates Heinz em condições menos ideais: desde a espessura à cor, à doçura. Todos estes aspectos garantem que podemos criar o inconfundível ketchup da Heinz. Cuidar dos nossos solos é uma das nossas missões-chave e continuaremos a trabalhar para cumprir o nosso objectivo de produzir de forma sustentável», refere Cristina Kenz, Chief Growth Officer da Kraft Heinz International Zone.

Já para Andrew Palmer, esta edição limitada da Heinz representa a concretização de uma investigação que ainda não tinha sido feita: «Até agora, a grande maioria dos esforços para descobrir formas de cultivo que simulem as condições de Marte prende-se com o crescimento de plantas a curto prazo. O que este projecto fez foi estudar a colheita de alimentos a longo prazo.»

Artigos relacionados