“Juntos pelas abelhas”: Nestum vai oferecer 300 colmeias a apicultores portugueses
A Nestum tem uma nova campanha que pretende reforçar o cuidado a ter com as abelhas, um insecto tão crucial para o normal funcionamento do planeta e que é tantas vezes ignorado. Especialmente numa altura em que a seca se faz sentir a nível nacional e afecta o curso normal dos ecossistemas, incluindo o alimento natural destes polinizadores, a marca da Nestlé aposta numa acção que pretende apoiar a apicultura portuguesa.
Através da segunda edição da iniciativa “Juntos pelas Abelhas”, a Nestum vai entregar 300 novas colmeias a apiários em regiões afectadas por eventos naturais decorridos em 2021. No ano de estreia, esta campanha permitiu entregar colmeias a 61 apicultores de Norte a Sul do País.
Em conjunto com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e a FENAPÍCOLA –Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel, a Nestum tem a decorrer um concurso, até 22 de Março, que irá seleccionar os apicultores federados que serão abrangidos.
«As abelhas são essenciais para a sobrevivência da Humanidade e do Planeta. Sem elas, não teríamos polinização e não haveria muitos alimentos. Por isso, não poderíamos deixar de dar continuidade ao caminho que iniciámos em 2021. A campanha ‘Juntos pelas Abelhas’ teve um impacto muito positivo no repovoamento das abelhas. Estamos confiantes de que este ano a campanha voltará a ser um sucesso e felizes por vir a oferecer, em apenas dois anos, um total de 700 núcleos de abelha-rainha, que se multiplicarão», refere, em comunciado, Elisa Riboldi, Business Executive Officer Nutrition & Dairy da Nestlé Portugal.
Os apicultores seleccionados no concurso serão revelados a partir do dia 6 de Abril e a entrega dos 300 núcleos vai ser feita pela Nestlé, num prazo médio de seis meses, após a divulgação dos beneficiários pela FENAPÍCOLA e FNAP.