Jovens portugueses desafiados a criar videojogos de aventuras
Jovens entre os 10 e os 15 anos têm um novo desafio pela frente: a DXC Technology quer descobrir o que é a nova geração de programadores tem para dar no campo dos videojogos de aventuras. Para isso, lançou o concurso DXC Iberia Codes, aberto tanto a estudantes portugueses como espanhóis.
Segundo a DXC Technology, trata-se de uma uma iniciativa pioneira que tem como objectivo aproximar os mais jovens da tecnologia e da ciência recorrendo a uma dinâmica divertida e colaborativa. Com base em programação Scratch, o concurso coloca à prova a imaginação e as competências dos participantes.
Na prática, cada jovem ou grupo de jovens terá de criar um videojogo de aventuras, sendo que existem duas categorias: Júnior (10 aos 12 anos) e Sénior (13 aos 15 anos). As inscrições estão abertas até ao final deste mês e o envio dos projectos deverá ser efectuado até 14 de Maio. Os vencedores, por seu turno, serão desvendados na terceira semana de Julho.
«A tecnologia está a evoluir a passos largos e a tornar-se uma parte essencial da grande maioria dos perfis profissionais. Com esta iniciativa, que organizamos pela primeira vez a uma escala ibérica, queremos que os jovens possam abordar a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de uma forma atractiva, divertida e fácil de desenvolver», explica Carlota Guedes Figueiredo, Marketing & Communication specialist da DXC em Portugal.