Jovens entre os 16 e os 24 anos passam dois terços do tempo em canais digitais
A Geração Z é a faixa etária mais digital do Mundo, conclui um novo estudo do WARC Group. Os jovens entre os 16 e os 24 anos passam dois terços (67,7%) do seu tempo em canais digitais, particularmente em plataformas como o TikTok, e apresentam uma tendência muito maior para consumir conteúdo em formato video on-demand e áudio do que transmissões lineares.
Os dados demonstram que os jovens entre as idades analisadas pelo estudo consomem mais redes sociais do que qualquer outro tipo de conteúdo e plataforma. Contudo, a tendência é que essa utilização diminua ligeiramente no final de 2022 (-0,5%). De acordo com o WARC, isto significa que as plataformas estão a lutar entre si para ganhar a atenção finita da Geração Z.
O aumento do consumo de media online pelos jovens analisados no estudo deve-se ao surgimento de novos formatos – como o streaming de música e os podcasts – ao invés das inovações dos últimos anos que suplantam largamente as dos canais offline.
Isto demonstra a importância que o TikTok tem actualmente, totalizando 421.1 milhões de utilizadores entre os 18 e os 24 anos. Em média, cada utilizador passa 95 minutos nesta rede social. Também os canais áudio representam um papel importante nos hábitos digitais da Geração Z: esta faixa etária consome mais conteúdo áudio por dia do que todas as formas de vídeo premium juntas.
«A idade não, de todo, a única coisa a ter em consideração para determinar o comportamento do consumidor – factores como a geografia e a afluência podem ser igualmente decisivos. Contudo, a nossa análise do consumo de media demonstra que o ano em que um indivíduo nasce pode ser um indicador útil da preferência pelo canal e plataforma, especialmente no que toca a utilizadores mais novos», explica, em comunicado, Alex Brownsell, head of Content, WARC Media.