John Legend vai dar voz ao Google Assistant

Mais de sete mil programadores estão na conferência anual I/O da Google para saber quais as grandes novidades da tecnológica. Sundar Pichai, CEO da Google, avança que Inteligência Artificial será uma das expressões mais mencionadas ao longo dos três dias do evento.

De acordo com o responsável, há espaço para esta tecnologia ser útil em vários campos, nomeadamente no que diz respeito à saúde e acessibilidade. Exemplo disso é a solução Looking do Listen que permite providenciar legendas televisivas a pessoas com dificuldades de audição.

A Inteligência Artificial pode ser útil também na melhoria de ferramentas como o Gmail e Google Assistant. No caso do correio electrónico, a Google criou o Smart Compose, funcionalidade que sugere opções automáticas de resposta com base no conteúdo dos emails. O Google Assistant, por seu turno, deverá tornar-se cada vez mais visual, natural e útil: Sundar Pichai garante que, em breve, será possível ter uma conversa mais fluída com este assistente digital, sem a necessidade de repetir “Hey Google” no início de cada pergunta.

Além disso, estão a caminho novas vozes para o Google Assistant, incluindo a de John Legend. O músico aceitou partilhar as suas cordas vocais com o mundo, respondendo às perguntas dos utilizadores.

Destaque ainda para a integração do Google Assistant com o Google Maps e para o desenvolvimento de uma ferramenta a que a multinacional chamou Google Duplex. Resumidamente, permite facilitar tarefas que hoje ainda podem requerer uma chamada telefónica, como é o caso de marcações no cabeleireiro ou verificação do horário de funcionamento de uma loja. A novidade deverá não só ajudar as pessoas a poupar tempo como também acrescentar valor aos pequenos negócios.

Google News

A Inteligência Artificial também tem um papel a desempenhar no que concerne o mundo noticioso. O resultado é um novo Google News, que Sundar Pichai garante ser mais fiável: os utilizadores terão acesso a uma selecção de notícias sobre temas que lhes interessam e provenientes de fontes seguras.

A plataforma analisa em tempo real dezenas de milhares de páginas, tweets, comentários, análises e horas de vídeo que chegam à internet a cada minuto, todos os dias. Depois, pega nesta informação e organiza-a em histórias. Quem preferir aceder a uma cobertura completa de determinado tema poderá optar por um quadro geral com várias fontes e notícias.

Uma das grandes novidades é a funcionalidade Newsstand, através da qual é possível encontrar e seguir determinadas fontes em que se confia e, ainda, procurar e descobrir muitas outras. A Newsstand, tal como o nome indica, funciona também como uma banca de jornais, com mais mil publicações optimizadas para a leitura em dispositivos móveis.

O novo Google News chega aos dispositivos Android e iOS, bem como ao desktop, já na próxima semana, estando previsto o lançamento em 127 países.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Já não é o salário que pesa mais na decisão de emprego
Automonitor
Novo Skoda Octavia chega dia 11 de novembro