João Epifânio preside ao júri dos Prémios à Eficácia

A edição de 2021 dos Prémios à Eficácia, cujas candidaturas abriram no passado dia 6, vai contar com um júri presidido por João Epifânio, administrador da Altice Portugal para o segmento B2C.

O painel de jurados será composto por Alexandra Catalão (Ageas), António Fuzeta da Ponte (Worten), Carlos Sá (IPAM), Catalina Cadena (McCann Lisboa), Helena Gouveia (IKEA), João Nunes (Media Brands), Paula Fonseca, (Super Bock Group), Ricardo Clemente (MediaCom), Ricardo Domingues (Betclic), Rita Baltazar (WY Group) e Susana Albuquerque (Uzina).

O anúncio do júri, numa sessão que assinalou o arranque da 17.ª edição dos Prémios À Eficácia, foi acompanhado pela apresentação de uma nova categoria – “Resposta a Desafios” – que se destina a mostrar o desenvolvimento de soluções eficazes para superar os desafios colocados aos negócios. O orador principal do dia foi Peter Field, consultor em Marketing e Publicidade, que enumerou sete regras para uma eficácia de longo prazo.

O equilíbrio adequado para uma eficácia no longo prazo passa por um equilíbrio de investimento na construção de marca (60%) e na activação de curto prazo (40%). O responsável explica que esse Investimento tem de ser consistente e continuado no tempo para produzir os efeitos desejados. E também criativo, uma vez que a criatividade funciona melhor enquanto investimento de longo prazo.

Peter Field explica ainda que distinção é muito mais eficaz do que a diferenciação. Ser inconfundível é mais eficaz do que tentar diferenciar-se em matéria de funcionalidades. O consultor afirma que as estratégias excessivamente direccionadas apresentam sempre um desempenho inferior no a longo prazo, pelo que as marcas devem tentar chegar ao maior número possível de pessoas.

Em suma, o objectivo é construir e maximizar a disponibilidade mental dos consumidores para a marca e passar de um nível de aceitação passiva para um procura activa da marca.

Eis as sete regras da eficácia de Peter Field:

1.Construir disponibilidade mental
2.Procurar ser distintivo
3.Envolvimento emocional
4.Ser criativo
5.Ser consistente
6.Procurar o maior alcance
7.Equilibrar “construção da marca” e “activação”

Os Prémios à Eficácia 2021, cujas inscrições estão abertas até 15 de Julho, são o resultado de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Exoticology. Contam com o patrocínio da Cemark, Adstream, YouTube, Grupo Marktest e The Walt Disney Company, e com o apoio da Briefing e da Universidade Nova de Lisboa.

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