Jean-Michel Basquiat chega aos pulsos dos fãs da Swatch

11 de Maio ficará na história da Swatch como o dia em que foi lançada mundialmente a colaboração Swatch x Jean-Michel Basquiat. Trata-se da quinta colecção cápsula da Swatch Art Journey 2023 e personifica o amor da Swatch pelos artistas pioneiros.

A marca explica, em comunicado, que esta colecção “é um tributo vibrante ao icónico artista nova-iorquino que ousou quebrar os limites da arte convencional e ajudou a tornar a subcultura da arte de rua numa forma de arte aclamada pela crítica”.

Baseando-se nas pinturas icónicas do artista nova-iorquino do início da década de 1980, a colecção é composta por três relógios e um conjunto especial de produção limitada com os três relógios, disponível em Portugal mediante sorteio a decorrer em lojas Swatch seleccionadas.

O relógio Hollywood Africans by Jean-Michel Basquiat canaliza a obra de arte original de Basquiat de 1983 que aborda os múltiplos estereótipos que envolvem os afro-americanos na indústria do entretenimento, bem como a sociedade americana em geral. O mostrador do relógio em amarelo vibrante apresenta o trio de figuras do quadro, representando o artista com o músico de rap Rammellzee e o pintor Toxic, que viajou com ele de Nova Iorque.

O relógio Ishtar by Jean-Michel Basquiat usa elementos da obra de arte de 1983 com a deusa mesopotâmica da fertilidade e da guerra, e a combinação da escrita e dos algarismos romanos na pintura assume um papel central no mostrador em preto. A bracelete apresenta diferentes elementos da obra de arte, combinando referências históricas ao poder com representações de rostos comuns à obra de Basquiat.

O relógio (Untitled) by Jean-Michel Basquiat tem no mostrador a  coroa de três pontas do artista em ousadas linhas pretas que se destacam na obra de arte original de 1982, perfeitamente enquadradas pela caixa em preto, pelo verso da bracelete e pela presilha. O toque final é a assinatura de Jean-Michel Basquiat na bracelete inferior.

Para a sessão fotográfica da campanha da colecção, a Swatch associou a arte de Basquiat à actual cultura global do skate e das BMX. Os atletas da Swatch Proteam, o skater profissional e campeão do mundo Andy Anderson e o nove vezes campeão do mundo de BMX Matthias Dandois, mostram a sinergia entre arte e desporto ao saírem à rua usando relógios da colecção.

Artigos relacionados