Jaba Recordati: Dar energia aos festivaleiros

Os festivais de música encontram nos respectivos cartazes um dos seus maiores trunfos, mas o elenco de artistas não é o único a ter em consideração quando se visita um evento deste tipo. Também o cartaz de marcas é cada vez mais relevante e, aqui, a Jaba Recordati é já presença recorrente. «Ao longo dos últimos anos, a Jaba Recordati, através das suas marcas de consumer, tem estado presente em vários eventos ligados à música», lembra Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da empresa.

Embora as activações de marca estejam sempre muito condicionadas pela legislação – que impõe regras claras para o sector das farmacêuticas e que obriga, por exemplo, a menções legais em qualquer comunicação de marca –, a Jaba Recordati tem trabalhado para apresentar momentos de interacção junto dos festivaleiros. Segundo Rui Rijo Ferreira, a carga regulamentar «é, de facto, uma limitação, mas tem sido um grande desafio comunicar de outras formas». Um verdadeiro exercício de criatividade.

Considerando a marca TransAct® LAT, em concreto, a estratégia de comunicação definida em 2021/2022 tem por base um conceito de “liberdade” associado aos benefícios e emoções que resultam da utilização do produto – liberdade de movimentos e bem-estar físico e emocional. Isso mesmo é visível na mais recente campanha de media da marca, presente em televisão e plataformas digitais, e que aponta os holofotes, em simultâneo, ao tema da música. Num dos momentos da campanha, a baterista de uma banda que dá corpo ao storytelling do anúncio evidencia a música como forma de expressão da liberdade corporal e mental – por vezes, apenas possível com a ajuda do Patch TransAct® LAT, pensado para aliviar dores musculares e articulares. Seguindo o mote “Liberta-te”, a campanha vai além do enquadramento familiar ou desportivo (habitualmente associado ao produto) para promover o Patch TransAct® LAT num campo mais emocional. A campanha foi gravada no Centro Cultural das Caldas da Rainha e mostra que é possível tratar a dor através de uma libertação de tensão, seguindo, depois, com a rotina do dia-a-dia.

«A música está sempre presente nas nossas vidas enquanto expressão das nossas emoções e, naturalmente, as marcas que gostamos e seguimos de alguma forma também geram emoções. A nova campanha de TransAct® LAT é um exemplo vivo destas emoções ao convidarmos os nossos seguidores a partilharem “O que te liberta?”», comenta Rui Rijo Ferreira.


FESTIVAIS? GURONSAN®

Além de TransAct® LAT, também Guronsan® se apresenta como uma solução do portefólio Jaba Recordati com potencial de comunicação no território da música e dos festivais. Aliás, Rui Rijo Ferreira afirma mesmo que «o histórico de apoio aos festivais e eventos de Verão durante vários anos, antes da pandemia, deu uma grande notoriedade à marca Guronsan® dentro do sector da música». Neste percurso, os momentos altos foram, sem dúvida, as ocasiões em que a marca esteve presente com o seu Monstro das Ressacas, mascote que deambulou pelo MEO Sudoeste e por várias edições do Rock in Rio Lisboa.

Contudo, o Monstro das Ressacas seguiu o seu caminho, entretanto, e acabou por desaparecer da comunicação da insígnia. Actualmente, a estratégia da marca Guronsan® passa por demonstrar aos consumidores que o produto tem uma amplitude de indicações, ou seja, que não passa apenas pela “ressaca” alcoólica, mas sim por todos os excessos do dia-a-dia das pessoas activas, como a alimentação, o tabaco e, até, o excesso de trabalho e reuniões.

«Nesta altura de Verão, e especialmente nos eventos de música, onde estão os diferentes públicos-alvo, desde os mais jovens aos seniores, a marca Guronsan® também está presente como um aliado para todos os excessos que podem ser cometidos nesta época», explica o director de Marketing. O responsável destaca ainda os festivais de Verão, em particular, por apresentarem um target mais jovem e por serem um habitat natural para os apreciadores de música nas suas diferentes formas, incluindo espectáculos e concertos.

Mas o que faz com que Guronsan® tenha uma afinidade tão pronunciada com a música? Rui Rijo Ferreira é claro: «Pelo seu posicionamento único e diferenciador, ganhou um território de marca, Brand Love, dos festivais de Verão e está sempre no top of mind quando os consumidores frequentam este tipo de eventos.» Para isso contribuem as activações desenvolvidas pela Jaba Recordati, desenhadas para reforçar o posicionamento das suas marcas e, além disso, aproximar ainda mais os produtos do público, até porque a companhia, ao estar presente nestes eventos, «tem uma oportunidade única para comunicar novos produtos e novas campanhas, como a mais recente do TransAct® LAT – “O que te liberta?”».

Rui Rijo Ferreira acrescenta ainda que a música envolve as pessoas em experiências inesquecíveis e que «isso ajuda as marcas a construir uma posição exclusiva na mente do seu público-alvo». Esta aposta, e todo o investimento que lhe está associado, permite colher frutos sumarentos, nomeadamente uma notoriedade muito positiva para as marcas comunicadas (Guronsan® e TransAct® LAT) e, consequentemente, também para a Jaba Recordati. E esta estratégia será, sem dúvida, um caminho para chegar a novos targets.


O REGRESSO AOS FESTIVAIS

Para este ano, o grande objectivo da Jaba Recordati no território da música será mesmo «manter a ligação forte de algumas marcas a estas iniciativas de lifestyle, que acabam por deixar os seus testemunhos gravados na mente e vida dos consumidores ». Consumidores estes que regressam agora aos festivais após um interregno de dois anos.

No período de pausa, decorrente das restrições impostas de forma a minimizar os impactos da pandemia de Covid-19, a Jaba Recordati não teve a oportunidade de desenvolver acções de activação. No entanto, a abordagem definida para 2022 envolve um regresso a este tipo de projectos de comunicação, ainda que de uma forma um pouco diferente. Rui Rijo Ferreira conta que a empresa vai voltar aos eventos com um foco maior nas necessidades do consumidor, que terá agora, naturalmente, preocupações diferentes do que quando participava em festivais no período pré-pandémico.

O novo coronavírus veio realçar a importância da saúde e de cuidar, tanto do corpo como da mente, levando os portugueses a darem cada vez mais atenção a este aspecto nas suas vidas. Por isso mesmo, a Jaba Recordati assume como missão proporcionar experiências de bem-estar e ambientes de qualidade em todos os eventos onde estiver presente, garantindo que os festivaleiros têm todas as condições para usufruírem dos espectáculos.

 

MENÇÕES LEGAIS

GURONSAN® Medicamento indicado para: tratamento sintomático das astenias funcionais; intoxicações endógenas e exógenas (tabagismo, etilismo); intolerâncias medicamentosas; anorexias. Não utilizar em caso de alergia à substância activa ou a qualquer um dos excipientes. Contém 570 mg de sódio por comprimido, equivalente a 28,5% da dose diária máxima recomendada pela OMS para o sódio. Pode provocar insónias. Medicamento não sujeito a receita médica. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consultar o médico ou farmacêutico.

TRANSACT LAT® (flurbiprofeno) Medicamento não sujeito a receita médica, indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada. Deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas ou outras manifestações de hipersensibilidade. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico.

Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo, Tel. 214 329 500, Fax: 219 151 930, www.jaba-recordati.pt, NIF 500492867.


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ste artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 311) da Marketeer.

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