Já pode reutilizar embalagens no take away do Continente
Levar as próprias caixas de casa para levar frango assado ou outro prato do take away do Continente já é possível. Na mesma medida, os consumidores podem recorrer às suas embalagens para produtos da secção de charcutaria, como queijo ou fiambre. A ideia é promover a reutilização e a adopção de comportamentos mais sustentáveis.
A novidade arrancou no Continente Modelo de Vila do Conde, com um projecto-piloto, mas o objectivo é alargar esta possibilidade também às lojas no Vasco da Gama, em Lisboa, e no Gaiashopping.
Nestas lojas, os clientes poderão também adquirir embalagens reutilizáveis para dar início a este novo hábito, estando disponíveis três modelos de caixas herméticas com diferentes tamanhos. “Estes recipientes substituem as actuais caixas descartáveis do take away e ‘embrulhos’ de plástico da charcutaria que habitualmente são descartados (e muitas vezes não reciclados) assim que o cliente chega a casa”, esclarece o Continente na sua plataforma online Plástico Responsável. Quem já tem o hábito de armazenar estes produtos em caixas herméticas, elimina um passo do processo.
Por questões de uniformização, controlo e higiene, apenas são permitidas caixas herméticas de plástico que estejam: limpas e secas; livres de odores; sem resíduos de utilizações anteriores; com tampa funcional.
Nestes casos, indica ainda a cadeia de supermercados, o colaborador Continente irá pesar o produto já dentro da caixa e subtrair o peso do recipiente. “A etiqueta com o respectivo código de barras será colada num cartão criado para o efeito, semelhante ao utilizado na pesagem de fruta e legumes (papel reciclado).”