Já está habilitado a trabalhar IA no sector segurador?

Promovido pela Academia Portuguesa de Seguros, realiza-se, a 4 e 11 de Outubro, o curso de formação e aperfeiçoamento profissional com o tema Inteligência Artificial_Regulamentação e Data Compliance no Sector Segurador. Em regime de formação presencial e com 6 horas de formação, conta com Magda Cocco (Sócia Responsável da Área Comunicações, Protecção de Dados & Tecnologia e Digital Frontiers), Iakovina Kindylidi (Senior International Adviser Comunicações, Protecção de Dados & Tecnologia), Inês Antas de Barros (Sócia Comunicações, Protecção de Dados & Tecnologia) e Madalena Gomes Cruz (Associada Comunicações, Protecção de Dados & Tecnologia) como formadoras.

Esta formação tem como objectivos compreender e conhecer os principais desafios e oportunidades da Inteligência Artificial no sector segurador, dominar os principais conceitos jurídicos em matéria de IA, entender a importância estratégica dos dados no desenvolvimento e utilização de produtos e serviços baseados em IA – o valor dos dados do sector segurador e saber analisar, implementar e gerir práticas de compliance que garantam o alinhamento com o quadro legal e regulatório de IA e do sector segurador em geral. Ao longo do curso, os formandos terão acesso aos conceitos jurídicos fundamentais sobre IA, com a possibilidade de ouvir especialistas na área e explorar as tendências que estão a moldar o futuro da indústria seguradora.

O primeiro dia da formação será dedicado ao tema IA legal governance no sector segurador, com introdução à IA, a importância da IA no sector segurador e tendências futuras, os conceitos e overview do IA Act, os desafios na implementação de IA no sector segurador e IA governance.

No segundo dia será dado palco a IA data compliance no sector segurador, havendo tempo para introdução aos dados na era da IA, importância estratégica dos dados no contexto da IA, dados pessoais e não pessoais: compliance no contexto da IA, o Data Act e o impacto na estratégia de IA, e IA Data Governance. Em ambos os dias haverá casos práticos.

O curso destina-se a colaboradores do sector segurador afectos às áreas jurídicas e de compliance, inovação, planeamento estratégico, advogados e todos os interessados em compreender os desafios e as exigências legais colocadas pela Inteligência Artificial no sector segurador.

Artigos relacionados