Já conhece a nova rota dos Vinhos do Tejo? São 150 quilómetros e 14 produtores

A Estrada Nacional 118 atravessa a região dos Vinhos do Tejo e será, por isso, o fio condutor ideal para uma experiência que convida a conhecer 14 produtores espalhados ao longo de cerca de 150 quilómetros. É esta a premissa da Tejo Wine Route 118, iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) com o apoio do Turismo do Alentejo e do Ribatejo.

O objectivo é promover o enoturismo na região, percorrendo a margem esquerda do rio Tejo, desde Abrantes a Benavente. Quem decidir fazer esta rota do início ao fim irá encontrar lojas, provas de vinhos, visitas a vinhas e a adegas, refeições e ou experiências de alojamento, variando consoante o parceiro.

«A ideia da Tejo Wine Route 118 é muito recente e há todo um trabalho associado ao levantamento de pontos de interesse, que ainda está a ser feito. Considerámos, contudo, que esta é a melhor altura para a apresentar e começar a promover», explica João Silvestre, presidente da Rota dos Vinhos do Tejo.

O responsável considera que a nova iniciativa pode ser uma ferramenta de promoção do território e dos vinhos, indo além dos produtores. A Tejo Wine Route 118 permite reunir outros players adjacentes, como unidades hoteleiras, restaurantes ou operadores turísticos que organizem, por exemplo, passeios a cavalo.

«A Tejo Wine Route 118 pretende ser uma espécie de ‘guia’ e um ponto de partida para a descoberta da região dos Vinhos do Tejo, para além desta rota. Se há quem vá querer cumpri-la religiosamente, estamos certos de que haverá quem se vá querer desviar e ‘perder’ por outras rotas na região», acrescenta João Silvestre.

No futuro, esta nova rota terá um microsite e uma aplicação, apostando todas as suas fichas no digital. Para já, as páginas de Facebook e Instagram dos Vinhos do Tejo serão o principal veículo de divulgação, na companhia do hashtag #TejoWineRoute118.

Artigos relacionados