Israel cancela participação no Web Summit após declarações do fundador Paddy Cosgrave
É entre os dias 13 e 16 de Novembro que decorre em Lisboa mais uma edição do Web Summit e Israel já não vai fazer parte do evento. A notícia chega depois de o CEO da cimeira, Paddy Cosgrave, ter afirmado que «crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando cometidos por aliados», numa alusão à resposta militar de Israel depois dos ataques do Hamas.
De acordo com a Lusa, Paddy Cosgrave escreveu na rede social X (conhecida anteriormente como Twitter) uma publicação que resultou numa onda de críticas entre várias responsáveis de empresas tecnológicas israelitas: «Estou impressionado com a retórica e as acções de tantos líderes e governos ocidentais, com a excepção particular do Governo da Irlanda, que pela primeira vez está a fazer a coisa certa. Os crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando cometidos por aliados e devem ser denunciados pelo que são».
I’m shocked at the rhetoric and actions of so many Western leaders & governments, with the exception in particular of Ireland’s government, who for once are doing the right thing. War crimes are war crimes even when committed by allies, and should be called out for what they are.
— Paddy Cosgrave (@paddycosgrave) October 13, 2023
Em reacção, Dor Shapiro, embaixador de Israel em Portugal, escreve que o director executivo «é incapaz de pôr de lado as suas opiniões políticas extremistas e de denunciar as actividades terroristas do Hamas contra pessoas inocentes». O político acrescenta que «dezenas de empresas já cancelaram a sua participação nesta conferência» e que encoraja outras a fazê-lo.
Escrevi hoje ao Presidente da Câmara de #Lisboa informando-o que Israel não participará na conferência @WebSummit devido às declarações ultrajantes proferidas pelo Diretor Executivo da conferência, Paddy Cosgrave.
Mesmo nestes tempos difíceis, ele é incapaz de pôr de lado as suas…— Dor Shapira🇮🇱🇵🇹 (@ShapiraDor) October 16, 2023
A troca de acusações levou a que vários utilizadores reagissem ao co-fundador do Web Summit com críticas, partilhando a hashtag #cancelwebsummit. Paddy Cosgrave, por sua vez, afirma estar «devastado por ver os terríveis assassinatos e o nível de mortes de civis inocentes em Israel e Gaza», acrescentando que condena os ataques do Hamas e que espera uma reconciliação pacífica.
O grupo islamita Hamas lançou, a 7 de Outubro, um ataque surpresa contra Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar. Em resposta, Israel tem vindo a bombardear várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco ao território com corte de abastecimento de água, combustível e electricidade, que tem colocado em causa os direitos básicos de milhares de civis. Os ataques já provocaram milhares de mortos e feridos nos dois territórios.