Isabel dos Santos é a primeira multimilionária africana

Isabel dos Santos é a primeira multimilionária africana, segundo a revista Forbes que a apresenta como a primeira empresária africana a figurar no seu ranking.

Isabel dos Santos, com 40 anos e licenciada em Engenharia pelo King´s College de Londres, abriu o seu primeiro negócio em 1997 [então com 24 anos] em Luanda – um restaurante chamado “Miami Beach”. Desde então, e segundo a Fobes, a filha do presidente angolano tem vindo a percorrer um longo caminho, pertencendo hoje ao Conselho de Administração de várias empresas em Angola e Portugal.

Em Portugal, a empresária está presente no capital da Zon Multimédia, Galp e BPI. Em Angola, além do banco BIC, onde detém 25%, responderá ainda por 25% da Unitel – uma das duas operadoras móveis do país e cuja participação, segundo contas adiantadas pela Forbes, vale “no mínimo mil milhões de dólares”.

A Forbes avalia a participação de 28,8% na Zon em 385 milhões de dólares, os 19,5% do BPI em 465 milhões de dólares e a participação no BIC de Angola, em 160 milhões de dólares.

«Nos últimos anos, Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente angolano José Eduardo dos Santos, tem vindo a comprar mais acções de empresas em Portugal (…). Essa posição accionista, de par com activos que Isabel dos Santos detém em pelo menos um banco em Angola (BIC), colocaram o seu património líquido acima da fasquia dos mil milhões de dólares, o que a torna na primeira mulher africana a ser considerada multimilionária», explica a Forbes.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...