“Invisível até ser demasiado visível”. Campanha alerta para os sintomas do cancro do sangue
No âmbito do mês da sensibilização para os cancros do sangue, a farmacêutica Takeda lança uma campanha que apela à valorização dos sintomas e ao diagnóstico precoce destas doenças, tais como leucemias, linfomas e o mieloma.
“Invisível até ser demasiado visível” é o mote desta campanha que procura alertar para o facto de que, nos cancros do sangue, os sintomas “frequentemente surgem de forma insuspeita e podem ser facilmente confundidos com causas mais comuns, o que pode atrasar o diagnóstico destas doenças e, por consequência, o seu tratamento. O que pode parecer um incómodo passageiro pode, na verdade, ser um indicativo de um problema mais sério”, refere a Takeda em nota de imprensa.
A empresa farmacêutica dá como exemplo as dores nas costas e dificuldades de concentração, que são normalmente interpretados como cansaço. “No entanto, quando esses sintomas ocorrem só por si, ou juntamente com outros sinais, como fadiga persistente, podem indicar a presença de mieloma múltiplo. Este tipo de cancro afecta as células do sangue e pode manifestar-se com sintomas que são facilmente confundidos com problemas menos graves”, explica. Outros sintomas que não devem ser ignorados são as nódoas negras, febre, dores de garganta, nódulos no pescoço, perda de peso ou suores noturnos.
Esta campanha conta com o apoio da Associação Portuguesa de Leucemia e Linfomas (APLL) e da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfomas (ADL).