Investimento publicitário na Internet pode superar jornais diários em 2013
O investimento em publicidade nos meios online ultrapassará, no início do próximo ano, os gastos nos jornais diários, de acordo com o relatório trimestral da consultora ZenithOptimedia, citado pelo diário espanhol Cinco Días.
A consultora do grupo Publicis prevê ainda que as receitas de publicidade na Internet ultrapassem, no ano 2015, a facturação conjunta nos jornais e revistas de papel. A empresa estima um aumento da quota de publicidade em Internet de 18%, em 2012, para 23,4%, em 2015, enquanto a imprensa deve continuar a perder receitas publicitárias ao ritmo de 1% ao ano.
“A Internet é, de longe, o motor da nova inversão publicitária. Entre 2012 e 2015 esperamos que a publicidade em Internet contribua para 59% do crescimento global”, refere a consultora.
A ZenithOptimedia estima ainda que o investimento publicitário mundial aumente 3,3% este ano, 4,1% em 2013, e 5,6% em 2015, sobretudo graças ao desempenho dos mercados em desenvolvimento, que contribuirão para 61% do crescimento global.
Segundo o documento, na periferia da Zona Euro, o mercado publicitário deverá cair 4% em 2013, estabilizar em 2014, e crescer 2% em 2015. No Norte e Centro da Europa, o mercado deverá manter-se praticamente inalterado entre 2012 e 2013, e crescer 2% em 2014 e 2015.
Recorde-se que também a consultora eMarketer prevê que, nos Estados Unidos da América, os investimentos publicitários em meios digitais atinjam este ano os 37,31 mil milhões de dólares (28,49 mil milhões de euros), superando assim, e pela primeira vez, o valor correspondente à imprensa tradicional (jornais e revistas).