Investimento em vídeo online e publicidade nas redes sociais acelera este ano
Depois de um ano duro para a publicidade e em que as marcas focaram os seus esforços no mundo digital, 2021 deverá manter a tendência: um estudo global elaborado pela Kantar mostra que o investimento em vídeos online e redes sociais por parte das marcas verá o aumento mais significativo por entre todos os canais de publicidade.
No caso dos anúncios em vídeos online, o aumento esperado do orçamento alocado é de mais de 60%. Os anúncios em stories nas redes sociais (Instagram ou Facebook, por exemplo) apresenta um aumento antecipado de mais de 50%, bem como os anúncios no feed destas plataformas.
Também deverá aumentar o investimento publicitário em anúncios de online display e em branded contents desenvolvidos em parceria com influenciadores digitais. Os anúncios em smart TVs são outro dos destaques, uma vez que o investimento associado à Covid-19 foi relativamente reduzido mas agora apresenta uma subida estimada com algum peso.
Entre aqueles que viram o investimento recuar com a pandemia mas que agora se encontram nos planos de publicidade, a Kantar aponta para os anúncios em podcasts, televisão e patrocínio a programas de televisão.
Quanto aos meios tradicionais, embora o cinema tenha sido o meio com a maior quebra no ano passado (devido ao encerramento das salas), este ano deverão ser os jornais e as revistas a registar a descida mais acentuada no investimento. O investimento em publicidade de exterior e eventos patrocinados por marcas também deverá reduzir.
Os anúncios em rádio são os únicos que não apresentam uma alteração em relação a 2020, mantendo-se o mesmo orçamento, de acordo com as previsões dos profissionais inquiridos pela Kantar.