Inteligência Artificial escolhe campanha portuguesa no primeiro El Ojo Emotion
No primeiro ano em que o El Ojo Emotion é atribuído, Portugal surge logo na lista. “Coffin”, desenvolvida pela Coming Soon e pela Show Off Films para o Queer Lisboa, é um dos trabalhos vencedores na categoria cuja avaliação ficou a cargo de… robôs.
Segundo a organização do festival ibero-americano, trata-se de uma categoria experimental que nasce em parceria com a Wunderman Thompson e que vem alterar o processo tradicional de avaliação: os jurados votaram nos melhores trabalhos com base nas suas emoções previamente identificadas através de Inteligência Artificial. Ou seja, em vez de votarem com base naquilo que acham que sentem, os jurados elegeram os melhores trabalhos a partir da percepção das suas emoções por parte de mecanismos inteligentes.
A organização explica ainda que participaram automaticamente no El Ojo Emotion todos os trabalhos inscritos nas categorias FL11 e FL12 do prémio El Ojo Film.
Além da campanha portuguesa – que foi considerada a mais emociona, também saíram vencedoras outras três: “Degree Inclusive”, da Wunderman Thompson Argentina para a Rexona (a mais mobilizadora); “Healthy Living – Hermanos”, da The Walt Disney Company Latin America para a Disney (a mais entusiasmante); e “Yes – No”, da Mercado McCann para a Coca-Cola (a que gera mais felicidade).
Olhando para as restantes categorias do El Ojo de Iberoamérica 2021, encontram-se também outros trabalhos portugueses. É o caso de “Filled by Palsy”, da Havas Worldwide Portugal para a APCL, que ganhou Ouro na categoria Social do El Ojo Sustentable.
Por seu turno, “The day after women´s day newspapers“, da Havas Worldwide Portugal para Raparigas da Bola de Raparigas, recebeu Ouro na categoria Acciones de Bien Público do El Ojo PR. A mesma campanha valeu também Prata no El Ojo Design e no El Ojo Sport.
Quanto aos prémios de âmbito local, eis os grandes vencedores de Portugal (conhecidos até ao momento): “The day after women’s day newspapers”, da Havas Worldwide Portugal para Raparigas da Bola, é a melhor ideia; Havas Worldwide Portugal é a Melhor Agência; Paulo Pinto, da Havas Worldwide Portugal, é o Melhor Criativo; a Uzina é a Melhor Agência Independente; e o grupo Raparigas da Bola é o Melhor Anunciante.