Inteligência Artificial já decide seis em cada 10 das suas compras online
As compras online têm aumentado nos últimos anos, e esta modalidade oferece várias vantagens em relação a uma loja física, especialmente no que diz respeito ao stock, à variedade de produtos e tamanhos e à rapidez da experiência de compra em geral, mesmo que a encomenda demore alguns dias a chegar.
Cada vez mais utilizadores compram a partir de dispositivos eletrónicos, levando as plataformas e lojas a melhorar o serviço para oferecer uma melhor experiência de compra.
Um destes aspetos que tem tido um grande impacto é a personalização da experiência, utilizando dados recolhidos por cookies e históricos de utilizadores, capazes de encontrar e oferecer produtos de interesse para o utilizador.
Para melhorar estes sistemas de personalização, a Inteligência Artificial tem sido fundamental, uma vez que a sua análise e compreensão dos dados a torna a ferramenta perfeita para dizer ao algoritmo o que o utilizador está interessado e gosta noutras coisas.
Os seus efeitos são tão notáveis que, de acordo com o “Observatório da Transformação Digital da Hostinger”, um inquérito recentemente realizado pela empresa de Internet sobre os hábitos de consumo em Espanha, 62,1% dos espanhóis afirmam que, em alguma ocasião, compraram produtos ou serviços em lojas online com base em recomendações personalizadas baseadas nas suas preferências e comportamentos.
Estes dados sublinham a importância dos algoritmos de recomendação não só para aumentar as vendas, mas para fidelizar os clientes e melhorar a sua experiência de compra.
Ao antecipar as necessidades e os desejos dos consumidores, a penetração das lojas em linha está a tornar-se mais comum entre os retalhistas, a fim de aumentar a sua competitividade e atrair os consumidores mais jovens, que são considerados “mobile first”.
A este respeito, e no que diz respeito a Espanha, estima-se que 68,7% dos espanhóis com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos compraram um produto ou serviço online no último mês (inquérito realizado em agosto).
Esta percentagem aumenta para 94,7% no último ano, o que mostra que quase todos os inquiridos utilizam serviços digitais para finalizar as suas decisões de compra.
“A IA generativa já está na ordem do dia também durante o processo de compra em linha. Está a ajudar a melhorar a experiência do utilizador, facilitando a decisão e contribuindo também para uma melhoria nas vendas das próprias lojas, tornando visíveis produtos e serviços que, de outra forma, seriam mais difíceis de promover”, afirma Walter Guido, Country Manager Hostinger para Espanha e Itália.