Instagram muda página inicial e abre espaço para os Reels e Loja
A página inicial do Instagram está em processo de mudança. A versão mais actualizada da rede social apresenta dois novos ícones ao lado das DM (mensagens privadas): Reels e Loja passam a estar também em destaque no primeiro ecrã que os utilizadores do Instagram encontram quando abrem a aplicação.
O objectivo, segundo o Instagram, é facilitar o acesso a estas duas secções. No caso dos Reels, “torna mais fácil a descoberta de vídeos curtos e divertidos de criadores de conteúdo do mundo todo”. Já a Loja “oferece uma maneira aprimorada de conectar com marcas e criadores de conteúdo e descobrir produtos”.
No seu blog, o Instagram explica que a pandemia resultou em mudanças de comportamentos, nomeadamente, numa explosão de vídeos curtos e divertidos e, ainda, de compras online.
“Levamos essas mudanças muito a sério, motivo pelo qual não actualizamos a tela inicial do Instagram em grande escala há um bom tempo”, explica a aplicação. Agora, pela primeira vez em anos, esta página sofre alterações para melhor responder às necessidades dos utilizadores, até porque “a forma como as pessoas criam conteúdo e aproveitam a cultura mudou e o maior risco para o Instagram não é a mudança rápida”. O receio, explica a plataforma, é não conseguir adaptar-se ao mundo em evolução, acabando por se tornar irrelevante.