Instagram ‘ameaça’ liderança do Facebook em Portugal
O Facebook continua a ser a rede com maior penetração em Portugal, mas o Instagram está cada vez mais perto dessa liderança sendo a rede mais usada pelos jovens entre os 15 e os 24 anos.
Este é um dos dados do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, em que se conclui que em 2022 os portugueses passavam já, em média, 111 minutos por dia (ou seja: 1h51m) ligados a plataformas como o Facebook ou o Instagram. Um registo que aumenta consideravelmente nas gerações mais jovens, aproximando-se das 3 horas diárias.
A propósito do Dia Mundial das Redes Sociais, que se assinala na próxima sexta-feira, dia 30 de Junho, a Marktest recorda cinco dos principais indicadores recolhidos na última edição deste estudo.
1) O Instagram já é a rede social mais utilizada em Portugal pelos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. O estudo confirmou o Facebook como rede dominante quer em notoriedade, quer em penetração, mas com uma tendência de decréscimo que se faz sentir sobretudo na Geração Z. Em 2022, pela primeira vez em Portugal, o Facebook não foi a rede com mais utilizadores nesta faixa etária. Aliás, o Facebook (89,4%) foi destronado pelo Instagram (94,1%) que ocupa o primeiro lugar entre utilizadores jovens de redes sociais e pelo WhatsApp (93,2%).
2) No entanto, o Facebook continua a ser, em termos absolutos, a maior rede social em Portugal, com uma taxa de penetração de 94,4% junto dos utilizadores de redes sociais. Nas posições seguintes do ranking surgem o WhatsApp, o Instagram, o Messenger e o YouTube.
3) O tempo que os jovens portugueses investem na utilização de redes sociais oscila entre os 141 minutos por dia, em média, na faixa etária entre os 15 e 24 anos, e os 163 minutos por dia nas idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos. A partir dos 35 anos, a média de tempo despendido em redes sociais cai para cerca de 80 minutos por dia. No total da população portuguesa, a média de tempo passado nas redes sociais situa-se nos 111 minutos por dia, ou seja: uma hora e 51 minutos.
4) Mais de um terço (37,4%) dos portugueses com perfis criados em redes sociais já fazem compras online directamente através destas plataformas. Nos últimos 10 anos o universo de compradores através de redes sociais mais do que duplicou em Portugal, aumentando 22,7 pontos percentuais desde os 14,7% que se registavam em 2013. O Facebook lidera nas redes sociais mais utilizadas para comprar produtos online: 68,3% dos portugueses com perfis em redes sociais e que fazem compras através dessas redes dizem ter usado o Facebook para esse efeito na última compra efectuada. Na segunda posição surge o Instagram.
5) O Instagram é a rede social a que os portugueses mais recorrem para seguir figuras públicas e acompanhar a actividade digital de famosos ou influenciadores. O Instagram (78,9%) reforça mesmo a sua vantagem face ao Facebook (57,6%). Esta vantagem é ainda mais assinalável entre as gerações mais jovens: na Geração Z, por exemplo, o universo de utilizadores de redes sociais que utiliza o Instagram para seguir figuras públicas cresce para os 85,6%, enquanto no Facebook essa prática só é assumida por 26,5%, superado pelo Youtube, onde 30,8% dos jovens seguidores acompanha as figuras públicas.